sábado, 28 de maio de 2011

Atividades Físicas na Terceira Idade....



É incontestável o crescimento da população acima dos 60 anos de idade no Brasil. Estamos nos tornando uma população de velhos, mas não de enferrujados; se tomarmos a decisão correta.
Quando era mais jovem, costumava ouvir dos mais “velhos”: “quando eu me aposentar com meus 40 e poucos anos, quero mais é colocar um chinelão de dedo e ficar balançando na cadeira do vovô”. Era o SEDENTARISMO precoce instalado, que acarretava:
1. Redução progressiva da massa muscular, que chamamos de SARCOPENIA. Àquele velhinho que fica com perninhas de “cambito” e sem força.
2. Redução da massa óssea, que significa em última análise na OSTEOPOROSE. Sua maior expressão e complicação é a fratura do osso; que ocorre muito comumente em mulheres.
3. Piora progressiva da circulação, com aumento e deposição de gorduras saturadas nas artérias, com agravamento da ATEROSCLEROSE. Podendo evoluir para um declínio cognitivo. Em outras palavras: DEMÊNCIA.
4. Perda do poder de combater os radicais livres de forma mais efetiva, levando ao envelhecimento sistêmico de forma precoce. Tradução: REDUÇÃO DA EXPECTATIVA DE VIDA.
5. O sedentarismo aumenta de forma exponencial casos de estresse, ansiedade e DEPRESSÃO.
6. Redução progressiva da capacidade pulmonar.
7. Enrijecimento das articulações e ligamentos: ARTROSES.
A prescrição de uma atividade física à pessoa idosa deve levar em consideração diversos fatores, como: doenças pregressas; fatores emocionais e limitantes; avaliação nutricional; de exames laboratoriais, etc.
O que interessa mesmo é que, quando uma pessoa de mais idade, com adequado acompanhamento, por profissional habilitado, será incentivado a realizar uma atividade física condizente com a sua atual condição clínica. Isto trará benefícios diversos a sua saúde. A citar:
1. Musculatura hígida e fortalecida
2. Ossos fortes
3. Boa memória e lucidez
4. Mais tempo de vida, em qualidade e quantidade.
5. Uma pessoa mais feliz, “menos emburrada”.
6. Capacidade física e respiratória intensificadas.
7. Articulações e ligamentos “azeitados”. Isto só para citar alguns.
Em síntese! Atividade física é sem dúvida o melhor remédio contra as doenças da terceira e quarta idades. Se você ainda não começou, ainda é tempo. Já dizia Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.