quinta-feira, 19 de maio de 2011

Semente de Girassol.....


Você deve estar se perguntando: Porque que essa nutricionista vai falar logo sobre comida de papagaio? Ah???....

Pois eu sinto lhe informar, mas seu papagaio anda melhor do que você na “fita”... (risos).

Essa sementinha que é tão desprezada ou desconhecida por muitas pessoas, é riquíssima em gordura mono e poli-insaturada, que ajuda a melhorar seu organismo em várias situações. Abaixo listo alguns motivos para você começar a se interessar por ela

1.     Semente de girassol afasta males cardiovasculares;
2.     Controla o colesterol;
3.     Têm função antioxidante;
4.     Melhora o intestino, por conter fibras;
5.     Possui aminoácidos essenciais, “que são adquiridos apenas através da dieta”;
6.     Combate a osteoporose e ajuda na formação do esqueleto por conter o mineral magnésio;
7.     Evita cãimbras por conter potássio, magnésio e fósforo;
8.     Depois de torrada, é rica em nutrientes como vitaminas E, vitamina D “30 a 50% da população mundial tem carência dessa vitamina” possui complexo B e selênio.

Encontrada em supermercados e loja de produtos naturais, a semente de girassol pode ser adicionada em massas, barrinhas de cereais, saladas, recheios, risotos, massas, pão, polvilhar a salada ou consumir na forma de petisco.

São disponibilizadas em dois tipos: com casca, e a sem casca chamada de pepita. Em supermercados encontramos algumas marcas que oferece ela já salgadinha, que se torna ideal para petiscar, “eu adooro”.

Mas.... Antes de você começar a encher o “bico”, saiba que cada 100 gramas de produto, contêm 571 calorias. Portanto consuma diariamente, mas com moderação!

Juliana Pansardi - http://www.nutricaoeesportes.com.br/Nutricionista Esportiva, com visão Ortomolecular e Funcional, Habilitada em Medicina Integrada, Membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia (AMBO), Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.