quarta-feira, 8 de junho de 2011

Disbiose intestinal? Talvez você tenha e não sabe!



A disbiose intestinal significa, literalmente, uma disfunção colônica (do cólon) devido à alteração da flora intestinal.
Nosso organismo, 100 trilhões de bactérias de mais de 400 espécies diferentes vivem em um delicado balanço. A nossa flora intestinal tem funções importantes como a síntese de algumas vitaminas( principalmente do complexo B ) e a defesa do nosso organismo( produção de imunoglobulina A ). Quando esta flora é abalada, nosso organismo fica sujeito à passagem de fungos e toxinas para a circulação . É a disbiose intestinal, transtorno no qual as bactérias da flora normal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado, já que a capacidade de defesa orgânica diminui. Artrite reumatóide e outras doenças auto-imunes, acne, urticárias, depressões, celulite, fadiga e enxaquecas podem ter na disbiose um possível fator etiológico. Portanto, pense bem! As doenças citadas, podem NÃO ser causa e sim conseqüência de uma mal maior e NÃO TRATADO. Posso até dizer negligenciado, pois a maioria dos profissionais de saúde não sabem fazer o diagnóstico ou NUNCA ouviram falar “disso”.
Situações como uso de medicamentos (principalmente antibióticos), estresse, uso de laxantes, infecções, dieta inadequada, constipação intestinal, podem fazer com que haja um desequilíbrio desta população bacteriana. Os sintomas são usualmente intestinais, como flatulência, alteração do ritmo normal intestinal e distensão abdominal; além de irritabilidade (pessoa Enfezada- “cheia de fezes”) e desânimo geral.

Causas da disbiose podem ser atribuídas a uma serie de fatores:
  • Uso indiscriminado de antibióticos
  • Uso indiscriminado de antiinflamatórios hormonais e não hormonais(tipo Tylenol®)
  • Alergias alimentares
  • Abuso de laxantes
  • Nutrição pobre, com consumo excessivo de alimentos processados em detrimento
    aos alimentos crus
  • Doenças consuptivas (câncer e Aids)
  • Disfunções hepatopancreáticas
  • Alteração de pH gastrintestinal(leia-se uso de OMEPRAZOL E irmãos..)
  • Stress
  • Diverticulose
Existe uma relação entre a permeabilidade da membrana da mucosa intestinal e a flora intestinal normal. Portanto, quando estamos diante de um quadro de flora intestinal anormal, com crescimento de bactérias patogênicas e fungos(cândidas), favorecendo a passagem de toxinas para a circulação sanguínea e os sintomas; citados acima.
É importante entender que a presença no cólon de fezes putrefativas, gerando placas duras e aderentes a mucosa intestinal, libera toxinas para todo o organismo, gerando diversas patologias: urticária e acne; artrite reumatóide; fadiga, enxaquecas, etc.
O tratamento da disbiose consiste em duas abordagens, uma dietética e outras usando probióticos+ prébióticos( lactobacilos + fruto-oligosacarídeos), resolvendo assim a grande maioria dos casos.
Nos casos mais graves, há a necessidade de lavagens colônicas (hidrocolonterapia) para remover conteúdos putrefativos do intestino e permitir a drenagem linfática do cólon. O stress psíquico deve ser identificado e tratado adequadamente.
A dietoterapia para disbiose passa por uma orientação nutricional; evitando-se carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, leite de cabra, ovos, soja, açúcar branco e alimentos processados. A dieta deve consistir em grande quantidade de vegetais, leguminosas e hidratação abundante. Para outras dúvidas consulte as nutricionistas da Liga da Saúde.