sábado, 18 de junho de 2011

HIPERTENSÃO: COMO PREVENIR?

                   


Cresce cada vez mais o número de brasileiros que possui Hipertensão Arterial, e atualmente, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com essa complicação que tem como grandes vilões: obesidade, fumo, colesterol e triglicerídeos altos, vida sedentária, excesso de álcool, diabetes, estresse , alimentação rica em sal e aditivos químicos. A genética também é um fator de risco importante. Mas lembre-se: os estudos apontam que aparecimentos de doenças são responsáveis em 85% pelo meio ambiente que nos expomos (má alimentação, estresse, estilo de vida) e os outros 25% pelo fator genético. Então, temos todas as “armas” ao nosso alcance para evitá-la. Podemos escolher.

A Hipertensão Arterial é caracterizada pelo aumento da pressão arterial modificada pela variação do volume ou viscosidade do sangue, da frequência cardíaca e da elasticidade dos vasos. O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de “tubos” chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é “empurrado” contra a parede dos vasos sanguíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. Ela é considerada normal quando seus níveis não ultrapassar de 130mm/Hg (miligramas de Mercúrio), sistólica-máxima, e diastólica-mínima inferior a 85mm/Hg. A hipertensão arterial crônica quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir muitos outros órgãos e sistemas. Por isso não vamos descuidar, pois só o fato de possuir essa doença, aumenta-se os riscos de doenças cardíacas, Diabetes, acidente vascular cerebral (AVC)...

Vale lembrar que a alimentação tem um papel decisivo para o aparecimento da doença, inclusive para quem já tem o fator genético associado. Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, e consequentemente de sódio - vilão para quem é Hipertenso, e está presente em alimentos processados, embutidos, realçadores de sabor (como o Glutamato Monossódico, que é encontrado em presunto, salsicha, peito de peru, linguiça, hambúrguer, pipoca de microondas, nuggets, macarrão instantâneo, batatas chips, sopas processadas...), adoçantes (os adoçantes artificiais que contém de ciclamato de sódio e sacarina sódica são verdadeiros “venenos” para os hipertensos) e até refrigerantes (inclusive diet ou ligt). Ou seja: não é muito difícil que o consumidor utilize esses produtos em todas as refeições. E dá-lhe sódio, gordura saturada, substâncias processadas, químicas e tóxicas para o nosso organismo. Será que as nossas células e vasos sanguineos aguentam essa pressão?


Com certeza não! É só observar como cresce a incidência de Hipertensão em idosos, adultos até crianças, acompanhando o crescimento de consumo de produtos "rápidos e práticos".  E como fica difícil e sobrecarregado nosso organismo com excesso de sódio e substâncias químicas, no qual o obrigamos a "dar um jeito" com tudo isso...


Depois de tudo, fica a dica: quanto menor for a ingestão de produtos industrializados, melhor! Observe os rótulos fique atento a quantidade de todas essas substâncias nocivas para a saúde, além da presença de aditivos químicos. Definitivamente, retire o saleiro da mesa! Ulilize para temperar seus alimentos ervas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, sálvia, alfavaca...), cebola, alho, louro... Além de conferir aquele sabor caseiro à comida, cada um deles possuem efeitos terapêutico. Com essa prátia, consequentemente será diminuído o acréscimo de sal no seu prato. Segue uma receitinha bem prática:


Sal de ervas

- 1xícara pequena de sal marinho
- Mesma quantidade de óregano, manjericão e alecrim (ou as ervas que desejar)
Triturar no liquidificador e armazenar em um pote de vidro, na geladeira.

Não esqueça de acrescentar em seu cardápio: alimentos fontes em Ômega 3 (encontrado principalmente na  semente de linhaça, salmão, sardinha e oleaginosas), azeite de oliva extra virgem (não erre ao escolher: compre de vidro escuro e acidez máxima menor que 0,5%), alho, castanhas-do-Pará (rico em Selênio, vitamina E e arginina (arginina é um aminoácido precursor de um potente vasodilatador chamado Óxido Nítrico), abacate e frutas vermelhas e não esqueça de frutas, legumes e verduras. Deixe o prato sempre bem colorido e diversifique as opções.  Ponha também o sedentarismo para correr e pratique  atividades físicas regularmente. Não se automedique, e aposte na dupla: MÉDICO + NUTRICIONISTA. Só você tem a ganhar!

Muita saúde a todos!