sábado, 3 de setembro de 2011

Aaah o Verão...




O verão esta chegando e a busca da mulherada por uma pele e um bronzeado bonito cresce cada vez mais.

Para isso, hidratantes e protetores solares são indispensáveis, porém, estes são ricos em compostos tóxicos ao nosso organismo, que muitas vezes ao invés de ajudar, acabam atrapalhando. Como?

Saiba que boa parte dos protetores solares existentes no mercado, não exercem a função desejada, de impedir que o os raios ultravioleta destruam células e causem lesões e tumores.

Ingredientes derivados do petróleo como o ácido paraminobenzóico (Paba), apesar de ser um dos compostos mais antigos utilizados como protetor solar, podem causar alergias.

Além disso, muitas vezes os componentes químicos não são eliminados de nosso organismo, o que gera uma toxicidade.

Em relação a proteção oferecida pelos protetores, sabemos que os que possuem FPS acima de 15 não tem ação significativamente superior. Portanto devemos ponderar o uso de filtros químicos que geram danos ao nosso organismo. Quanto maior o FPS maior a quantidade de tóxicos.

Para que isso não ocorra ou que ao menos os danos sejam minimizados é necessária uma adequada alimentação, rica em alimentos antioxidantes e que facilitem a detoxificação.

A tendência no mercado cosmético é desenvolver produtos com o maior numero possível de componentes naturais. Acerca disso existem muitos estudos que buscam comprovar a eficácia dessas matérias primas sem deixar de lado o comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

A boa noticia é que, podemos utilizar alimentos como fotoprotetores, que vem sendo amplamente estudados e confirmados como bons “protetores solares”, assim diminuímos a utilização de produtos químicos.

Ressalta-se que não estou falando para não usar protetor solar e sim, minimizar seu uso usando os alimentos como coadjuvantes na proteção aos raios solares.

Como? Abaixo listo alguns compostos que tem eficácia comprovada nesta proteção e, como a barreira de proteção de nossa pele é feita por lipídios que impedem a perda de água, alguns óleos possuem fundamental importância nesta proteção e também na hidratação.

Folha de oliveira (extrato, óleo ou chá) - reduz significativamente o eritema causado pelos raios UVB. Inibe os radicais livres de nitrogênio, responsáveis pelo câncer de pele e inflamação.

Polipodium leucotomus – reduz o eritema causado pelos raios UVB.

Chá verde – contem polifenóis (antioxidantes) – seu consumo pode prevenir a fotocarcinogênese; Exerce efeitos protetores em edemas cutâneos resultantes da exposição a radiação UVB.
Sua suplementação resultou em melhora nos danos causados pela radiação solar.

Cacau - possui flavonoides que contribuem para a foto proteção endógena, protegendo contra o eritema induzido pela radiação UV.
Sua aplicação tópica resultou na diminuição de rugas cutâneas induzidas pelos raios UV.Seus polifenóis lhe garantem proteção contra radicais livres.

Carotenoides – podem agir como protetores solares e antioxidantes.
Sua suplementação conferiu proteção significativa contra a mutagênese do DNA mitocondrial induzida pelos raios UVA.

Licopeno – também mostrou redução de eritema devido a exposição solar.
A apigenina presente em frutas e vegetais (alho, maçã, brócolis, uvas, feijões, cerejas, salsa e tomates) mostrou redução de câncer de pele em camundongos.

Complexo de laranja vermelha – é de grande valia contra a radiação. Diminuiu em 35% e 38% o eritema pelos raios quando ministrado por via oral e tópica respectivamente.

Resveratrol – protege contra radiação UVA e possui importante ação antioxidante. Fatores que previnem o envelhecimento cutâneo.

Panax ginseng – previne contra radiação e aumenta a elasticidade da pele, além de prevenir a formação de manchas e rugas.

Silimarina – evita estresse oxidativo causado pela radiação UV.

Oryza sativa – Fornece proteção e reparação da pele após a radiação UV e danos oxidativos.
E ainda, melhora a hidratação da pele por que aumenta a distribuição de aquaporina 3 na epiderme, o que facilita o fluxo de água entre as diversas camadas de pele.

Óleo de semente de romã – promove a regeneração da pele.

Extrato de romã – inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol;
É um antioxidante (polifenol) que protege as células da ação dos raios UV.
Atua também contra a flacidez cutânea, perda de elasticidade e rugas.

O extrato de pomegranate – tem efeito contra radiação UVA e UVB induzida e protege os fibroblastos humanos contra a morte celular UV.

Óleo de groselha negra, óleo de framboesa e o óleo de morango – equilibram e restauram a função de barreira da pele, além de promover regeneração.

O óleo de framboesa, assim como o óleo de semente de abóbora, é ainda fonte de vitamina E, importante antioxidante.

Açaí – tem alta capacidade antioxidante. Seu óleo faz reposição lipídica por ômegas (ácidos graxos essências) é indicado para pele envelhecida pela exposição solar, seca e na prevenção de estrias.

O óleo de castanha de caju também já esta sedo estudado para participar como composto de protetores solares. Apesar de ser prejudicial na forma bruta, sua fórmula sintetizada não oferece danos.

Outras medidas que podem ser tomadas são:

Utilizar alimentos que melhoram a detox: extrato de alho envelhecido, cúrcuma, piperina de pimenta preta e capsaicina da pimenta vermelha, gengibre, brássicas, cebola, chá verde, ginseng e cardo-mariano.

• Apesar de antioxidantes (vitamina E, vitamina C, betacaroteno, superóxido dismutase) estarem presentes em alguns protetores, deve-se ingeri-los por meio da dieta;

• Evitar a exposição excessiva a produtos cosméticos com potencial tóxico;

• Usar produtos orgânicos ou naturais;

• Aplicar o foto protetor 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol.

• Na hora da retirada, é importante que se lave bem o corpo, retirando os resíduos químicos.

• Alimentar-se adequadamente fornecendo nutrientes essenciais ao metabolismo da pele e defesa da mesma.

Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios UV atravessam as nuvens e a neblina. Deve-se tomar cuidado também com a luz refletida, pois a luz do sol reflete na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra. Muitas vezes acabamos nos descuidando com estes últimos fatores, dai uma importância ainda maior em incluir alimentos foto protetores em nosso dia a dia.

E já que o verão está chegando e com certeza você vai querer um belo bronzeado, utilize-se de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, manga, damasco e vegetais de folha verde escuro, beterraba, batata doce), que podem ajudar a manter a “COR DO PECADO”. Obs: Cuidado para não exagerar e ficar com a pele amarelada.

Dica: O betacaroteno também pode ser suplementado, mas apara isso consulte antes um médico ou nutricionista.

Use os sucos a seu favor.


Suco betacaroteno

Ingredientes:
4 laranjas médias
2 cenouras pequenas
1 beterraba pequena
Modo de preparo: esprema as laranjas e coloque o suco em liquidificador, acrescente as cenouras e a beterraba bem lavadas e bata bem.

Referências: 

GUARATINI T. et. al. Fotoprotetores derivados de produtos naturais: perspectivas de mercado e interações entre o setor produtivo e centros de pesquisa; Quím. Nova vol.32 no.3 São Paulo 2009.

FERRARI M. et. al. Determinação do fator de proteção solar (FPS) in vitro e in vivo de emulsões com óleo de andiroba (Carapa guianensis); Revista Brasileira de Farmacognosia 17(4): 626-630, Out./Dez. 2007

FLOR J., DAVOLOS M. R., CORREA M. A.; Protetores solares; Quím. Nova vol.30 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2007
CABRAL L. D. S., PEREIRA S. O., PARTATA A. K.; Filtros solares e foto protetores mais utilizados nas formulações no Brasil. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, n.3, Pub.4, Julho 2011.

Revista Galileu
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI142730-17770,00-ALGUNS+PROTETORES+SOLARES+PODEM+ACELERAR+O+CANCER+DIZ+ESTUDO.html