quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprenda o básico que você deve saber sobre HOMEOPATIA



A Homeopatia é uma especialidade médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) há mais de 30 anos através da sua resolução número 1000, de 04 de Julho de 1980; como tal, é uma ciência médica muito respeitada/utilizada no exterior e cada vez mais no Brasil.
Ainda assim, há alguns que ainda teimam em dizer que “não acreditam em Homeopatia”, para quem sugiro esta breve reflexão: será que a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceriam como especialidade médica algo não-científico, mero placebo ou charlatanismo? Com certeza não, certo? Então deixemos as “picuinhas” de lado e vamos ao que interessa...

Qual é a diferença básica entre um ser humano vivo e outro que acabou de morrer? Conceitos espirituais e religiosos à parte, a resposta é simples - o vivo tem algo que faz seu cérebro pensar, seu coração bater, seu pulmão respirar, etc: uma “força de vida”, chamada pela Homeopatia de Força Vital, não mais presente em quem já morreu.
Para a Homeopatia, excetuando-se os acidentes e fatalidades, toda doença é causada e/ou mantida por perturbações desta Força Vital, seja pelo seu enfraquecimento ou seja pela sua distribuição errada pelo organismo, em excesso em alguns lugares e em falta em outros; em outras palavras, para que uma doença possa ser tratada, objetivando-se a sua cura, esta Força Vital precisa ser reequilibrada e assim distribuída adequadamente pelo corpo e mente, nos lugares certos e na quantidade certa.
O remédio homeopático auxilia o organismo na identificação dos seus próprios desequilíbrios nesta Força Vital e ajuda-o a aprender formas mais eficazes de utilizar esta sua força em seu favor, de maneira natural. Note-se então que o medicamento homeopático não combate diretamente microorganismos ou doenças, mas sim, estimula o próprio organismo a fazê-lo, tornando-o assim mais resistente e preparado, de maneira não agressiva.
Como cada organismo tem sua própria Força Vital, única em suas características, o mesmo ocorre com o remédio homeopático mais adequado a cada caso, que será selecionado de acordo com os sintomas apresentados; por este motivo é que, em Homeopatia, pessoas exibindo sintomas parecidos podem receber a prescrição de medicamentos completamente diferentes. Afinal, se somos todos diferentes uns dos outros é claro que adoeceremos também de maneiras diferentes, merecendo tratamentos individualizados adequados.
Existem basicamente 2 tipos de Homeopatia, a pluralista e a unicista, que diferem apenas na forma de estimular a Força Vital; enquanto na modalidade pluralista o médico homeopata prescreve vários medicamentos homeopáticos visando estimular áreas mais específicas do corpo e mente, no unicismo é prescrito apenas um medicamento, com o objetivo de “fortalecer” o organismo como um todo.
Para terminar, é bom esclarecer que a Homeopatia não é de ação “lenta” como muitos pensam: a rapidez nos resultados varia de um organismo para o outro e acima de tudo, como para qualquer tratamento médico, depende em muito da adoção e manutenção de Hábitos Saudáveis* pelo paciente pois são eles que garantem boa quantidade e qualidade de Força Vital para toda a vida!

Aliás, bons hábitos de vida são fundamentais para que qualquer tratamento, natural ou não, surta bons resultados; mas todos já sabemos disso, não é?

* Mais informações sobre Hábitos Saudáveis de Vida e Homeopatia aqui

Um abraço e SAÚDE para todos!

Ícaro Alves Alcântara
Twitter: @qualidade_vida