sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os Modelos para Emagrecer...


A obesidade no Brasil e no mundo estão se tornando uma verdadeira epidemia a ponto de governantes pensarem em ações para que se reduzam os gastos em saúde publica decorrentes da obesidade em todo o mundo.

Para isso, diversas ações de empresas, centros de saúde, centros de estética e academias são feitas para que se reduzam estes índices de obesidade através de dietas da moda, produtos milagrosos, especialistas em perda de peso entre outras coisas por ai vistas.

Sabemos que o sobrepeso e obesidade que cresce a níveis alarmantes no mundo podem gerar diversas doenças como coronáriopatias, câncer, osteoartrite, diabetes melitus, hipertensão, só para citar algumas doenças, as mais comuns!

Para os profissionais de saúde, existem duas grandes correntes que se usam para o processo de emagrecimento: uma sendo o equilíbrio entre o que é gasto e o que é ingerido; e a outra a maximização do metabolismo de gorduras.

O modelo do metabolismo de gorduras é usado muitas vezes para maximizar a metabolização das gorduras pelas vias energéticas, preocupando-se sempre com a bioquímica do processo de metabolização de gordura, em que ações são baseadas para que se aumentem cada vez mais os fenômenos que influenciam o metabolismo lipídico. Neste sentido, devemos sempre prestar atenção na ingestão de carboidratos, nos níveis plasmáticos de ácido graxo, nos níveis de cortisol plasmático, na ingestão da cafeína, na intensidade do exercício e duração da atividade. Todos estes fatores influenciam uma melhor metabolização da gordura.

Por outro lado, o modelo do equilíbrio entre o que é ingerido e o que é gasto, preocupa-se essencialmente estabelecer um déficit energético  a longo prazo, independente do que se faz para isso, fazendo-nos refletir que qualquer atividade emagrece e qualquer alimento engorda e tendo como objetivo uma dieta hipocalórica balanceada com o aporte de tudo o que precisa para manter a saúde. Neste sentido, pensa-se em um mês perder 7,700 Kcal o que segundo o (ACSM)¹ condiz com 1kg de gordura de forma saudável, combinando o equilíbrio alimentar e o exercício fisico tendo em média um déficit diário de 400Kcal.

O que é importante ressaltar é que mágicas e formulas milagrosas não existem e, tudo deve ser pensando de forma a priorizar o bem estar e o prazer por meio de dieta e exercício fisico, até para manter este aluno ou cliente motivado a longo prazo, mudando sua conduta de estilo de vida e com isso aumentando a retenção a longo prazo também. Um mito importante que se deve pensar, é que em termos de gasto calórico tanto faz este individuo ficar 30 minutos contínuos numa esteira ou dividir estes 30 minutos em 3 vezes na mesma intensidade. O gasto calórico é o mesmo!

Modificações pequenas na mudança do estilo de vida, como tirar um doce, andar um pouco mais à pé, usar mais as escadas etc. geram um resultado muito bom para a saúde e emagrecimento a médio e longo prazo. È  no que devemos refletir!

Bibliografia:

· AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Position Stand: the recommended quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory and muscular fitness, and flexibility in healthy adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 30, p. 975-991, 1998
· MCARDLE, W.D.; KATCH, F.I. & KATCH, V.L. Exercise physiology: energy, nutrition, and human performance. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore, 5th ed, 2001.
· WILMORE, J.H. & COSTILL, D.L. Physiology of sport and exercise. Human Kinetics, Champaign, IL, 2nd ed, 2004.
· POLLOCK, M.L. & WILMORE, J.H. Exercício na saúde e na doença. MEDSI, Rio de Janeiro, RJ, 1993.
· Dos Santos Meireles, T. Modelo de  Entendimento do processo  de Emagrecimento   http://www.efdeportes.com/efd112/