terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade Física e Gestação...


Nas décadas recentes o conceito de atividade física durante a gestação tem mudado bastante. A respeito da saúde da gestante e do feto, ainda existem muitas informações errôneas e conselhos equivocados quando uma gestante procura de fato exercitar-se durante esse período. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG, 2002) reconhece que a prática regular de atividade física durante a gestação parece atuar no controle do ganho de peso nesse período e no pós-parto, especialmente quando o suprimento nutricional está adequado. E ainda, acredita que os hábitos adquiridos durante o período gestacional oferecem uma influência singular na incorporação de comportamentos saudáveis que podem acompanha-las durante toda a vida. Os benefícios da pratica de atividade física durante o período gestacional são diversos, onde as vantagens podem até se estender aos aspectos emocionais.

As alterações fisiológicas durante o período gestacional causam muitas preocupações e até mesmo certo medo de que uma atividade física possa prejudicar o feto. De fato, alguns sinais de sintoma podem representar complicações, porém, deve-se lembrar de que atividade física pode ser determinada por qualquer movimentação corporal decorrente de contração muscular, com um gasto energético acima do repouso, então, para que a mulher tenha uma gestação segura a atividade física não tem intuito transformá-las em atletas, e sim promover exercícios que possam ajudá-las a passarem por esse período de uma forma mais tranquila e saudável, e caso a prática da atividade física possa indicar riscos para o feto, o exercício deve ser interrompido.

As mulheres devem ser encorajadas a se engajarem em uma atividade física consistente e de intensidade moderada para poderem usufruir dos benefícios relacionados à saúde associada ao exercício (ACSM, 2008), deixando de lado as informações errôneas e os maus conselhos que ainda são inúmeros sobre os exercícios para gestantes.

Apesar de a gravidez ser rodeada de controvérsias e preocupações o que se sabe de fato é que há grandes mudanças na fisiologia da mulher que afetam a resposta ao exercício, o sistema cardiovascular salta rapidamente para um nível intenso de trabalho, o sistema respiratório e gastrointestinal é anatomicamente afetado pelo aumento do útero, há uma maior instabilidade das articulações, maior flexibilidade, menor equilíbrio, dificuldade com a coordenação motora, e algumas dessas mudanças podem aumentar o risco de lesões se os exercícios não forem bem orientados.

Benefícios relatados da atividade física

·           Ajudam a manter o condicionamento físico.
·           Ajudam a evitar o ganho excessivo de peso.
·           Preparam o corpo para uma carga de peso extra.
·           Aumento de força para ajudar a estabilizar as articulações.
·           Ajudam a reduzir estresse relacionado à gravidez
·           Podem reduzir a percepção de dor durante o trabalho de parto.
·           Diminuem a incidência de varizes e hemorroidas.
·           Melhora a auto-estima, auto-confiança, auto-imagem.
·           Facilita a circulação
·           Em mulheres com maior condicionamento físico, o tempo de parto é mais curto.
·           Ajuda na diminuição de inchaços e de retenção de líquidos.

Mitos

·      O EXERCICIO PODE GERAR BEBÊS DE BAIXO PESO?
As evidências atuais parecem indicar que a participação em atividades moderadas durante a gravidez pode aumentar o peso do bebê, desde que o aporte calórico seja suficiente. (BROOKS, 2008)

·      O EXERCICIO PODE CAUSAR ABORTO OU TRABALHO DE PARTO PREMATURO?
O que se conclui é que há uma redução observada no risco de parto prematuro em uma população obstétrica geral, bem como benefícios potenciais do exercício durante a gestação. .(BROOKS, 2008)

O que evitar

·      Atividades de intensidade severa que aumenta a temperatura central em mais de 39,2°C.
·      Evitar exercícios até o ponto de exaustão.
·      Evitar exercícios em ambientes quentes e úmidos e sempre tomar muita água.
·      Evitar exercícios em decúbito dorsal.
·      Evitar movimentos bruscos ou atividades que tenha impactos.
·      Evitar dietas hipocalóricas.

Enfim, a atividade física durante a gestação é contra indicada caso o medico obstetra conclua que a gravidez possa ser afetada, lembrando que gestação não é um período para aumentar a aptidão cardiorrespiratória ou iniciar um programa de exercício intenso e sim de tentar passar pelas adaptações da melhor forma possível, e sempre procurar um profissional adequado para a orientação em sua rotina de exercícios durante a gravidez e no pós-parto.

“A gravidez não deve ser considerada um estado de confinamento; as mulheres gravidas devem ser encorajadas a levarem uma vida normal e continuarem com suas atividades de pré-gravidez dentro de suas limitações” (BROOKS, 2008).

Referencias bibliográficas

1.  ACSM (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE). Diretrizes do acsm para os testes de esforço e sua prescrição. rio de janeiro, editora Guanabara koogan, 2008.

2.  BROOKS, Douglas S. o livro complemento para o treinamento personalizado. São Paulo, editora Phorte, 2008.

3.  BATISTA, Daniele costa ET AL. Revista brasileira saúde materna e infantil- Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e o crescimento fetal. Recife, Nº 3, jun. 2003.

4.  ROYAL COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNAECOLOGISTS. Setting Standards to improve women’s health. Statement nº 4, january 2006.

5.  ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice n.º 267. AM Col Obstet Gynecol 2002; 99: 171-3.