quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Auto-imagem, compulsões alimentares e "realidade" - Como abordar?




Recebi o seguinte questionamento de uma seguidora no Twitter:

"Dr Ícaro, boa tarde!
Eu sou uma pessoa "extremamente extremista" e por causa disso sofro muitas consequências com meu corpo!
Eu tenho uma alimentação super regrada. Não como fritura, carne vermelha, enfim. Essa semana que passou eu vacilei feio e agora me olho no espelho e me vejo gorda, principalmente o meu rosto! Essa noite que passou tomei 1 cartela de lacto purga para ver se eu coloco tudo para fora e me sinto mais magra!
Parei de tomar essa semana os suplementos que estou tomando, tipo muscle milk, endurox r4, creatina moni… E um complexo vitamínico que o Dr. XXX me passou! Estou desesperada para recuperar a minha forma que perdi nessa ultima semana! Como o SENHOR pode me ajudar?
Eu preciso muito da sua ajuda!
Grata"!


Minha resposta:
"Permita-me várias considerações sobre seu histórico:
1 – Não posso fazer consultas “à distância”, já que o Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe qualquer médico de fazê-lo, apesar de achar que o melhor mesmo seria uma avaliação presencial detalhada do seu quadro clínico, físico, mental e emocional, como todo paciente merece ser avaliado – Por completo;
2 – Todo extremo é excesso e um dos hábitos saudáveis de vida é evitá-los; por isso, conscientemente devemos sempre buscar não cometê-los ainda que, por sermos humanos, ocasionalmente aconteçam;
3 – Quando o “extremismo” é da personalidade, não são raros os casos de “descontos” no corpo… Costumo tratá-los com o auxílio principalmente da Homeopatia mas também da Ortomolecular e Psicologia;
4 – Uma alimentação “regrada” somente é saudável MESMO sob acompanhamento nutricional competente (sugiro sempre funcional), para que seja a dieta bem adaptada a cada caso e não leve erradamente a excessos ou desnutrição – É o seu caso?
5 – Que “vacilos” você cometeu, especificamente? Só assim dá para quantificar o “estrago” (se é que existiu);
6 – Será que o que você vê no espelho é real ou seria uma impressão sua (Nossa auto-imagem tem que ser alcançável ou podemos gastar tempo, saúde e energia com o que não existe ou com o que não é possível obter)? E se há realmente aumento de volume, seria retenção de água ou gordura produzida mesmo? Pergunto isto porque em 01 semana é muito difícil alguém produzir gordura a ponto de alterar contornos;
7 – Após horas a maioria das gorduras e carboidratos dos alimentos ingeridos já foi em sua grande parte absorvida pelos intestinos, o que faz o uso de laxantes, para fins de redução de absorção, pouco produtivo. Ademais, o uso abusivo de laxativos pode irritar e inflamar os intestinos, levando até a diarréias e problemas absortivos crônicos;
8 – Os suplementos que você estava utilizando tiveram prescrição e uso feitos e acompanhados por profissional de saúde? E também foi este profissional quem mandou suspendê-los? Porque ambos os quesitos são fundamentais ao sucesso de qualquer tratamento;

9 – Como são seus demais hábitos de vida (http://www.icaro.med.br/habitos-saudaveis-de-vida-2/)? Afinal, é o balanço entre todos eles o que determina nossa saúde (ou doença);
10 – E seria interessante que, além de tudo o que já foi falado acima, em consulta você tenha anamnese completa, levantamento de antecedentes, exames complementares, etc.
Boa semana!
Ícaro A. Alcântara


Ela replicou com estas palavras:
“Boa noite!
Muito obrigado pelo retorno!
Hoje consegui segurar a compulsão!
Meu estrago na semana passada foi comer biscoito amanteigados 0 de açúcar porém tem muita gordura e bombons durante a semana e sai dos meus hábitos alimentares saudáveis!
Meus suplementos e minha alimentação são seguidas por médico do esporte! Mas confesso que ele é super rígido! Eu tenho 1.75 e peso 64; eu malho muito pesado!
Você atende em XXX
Obrigado mais uma vez”!


Ao que respondi:
“1 - Você SEMPRE conseguirá "segurar a compulsão". O que muda é só o esforço necessário para tal.
2 - Estragos "pequenos" como os seus raramente têm TANTO impacto na saúde de alguém que tem bons hábitos no dia-a-dia
3 - Que bom que tem acompanhamento por profissionais capacitados!
4 - Por hora, só atendo no DF. Mas na minha página de links há indicações de bons colegas em XXX
Um abraço e boa semana”!


Alguns comentários adicionais, meus:
- Se você faz a sua parte, como o caso da "paciente" acima, procure ter melhor auto-imagem, gostar do seu corpo: assim diminuem as chances de você estabelecer para si metas intangíveis e de enxergar grandes pecados em coisas simples; gere menos stress (sobretudo desnecessário) para si! Lembre-se que o cortisol afeta todos os demais hormônios do organismo...

- E como sempre: Hábitos de Vida mais saudáveis são a base de tudo. Sempre!