sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chocolate...


O chocolate é feito a partir do cacau, originário das regiões de clima quente e úmido da Bacia Amazônica. O cacau já era largamente utilizado pelas populações indígenas pré-colombianas, estes preparavam uma bebida de cor avermelhada e adoçada com mel, a qual foi transformada mais tarde no delicioso chocolate.

Entre os maias e os astecas, o cacau ja era considerado o alimentos dos deuses, justamente pela dedução de suas propriedades benéficas.

Para começar, vamos ver qual a diferença entre os chocolates amargo, ao leite e branco.

O chocolate amargo trás em sua composição, sementes de cacau, manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite.

O chocolate ao leite conta com, licor, manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Contém cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabetes.

O chocolate branco não leva sementes de cacau, sua mistura conta com leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Por isso, não é classificado como chocolate por muitas pessoas.

Além de ser uma delícia e apreciado pela grande maioria da população, o chocolate trás algus benefícios a nossa saúde, que fique claro, o CHOCOLATE AMARGO que contém mais cacau e, quando consumido em quantidades adequadas.

Umas das substâncias presentes no cacau, a epicatequina, associada a prática de exercícios físicos, pode estimular positivamente a memória. Foi o que mostrou um estudo publicado no The Jounal of Neuroscience.

Atkin, relacionou os polifenóis presentes no chocolate amargo, a redução de fádiga crônica, condição caracterizada por uma profunda fadiga muscular após esforços físicos. Os sintomas ainda incluem dor de cabeça, memória fraca, dificuldade de concentração, perturbação do sono e irritação. Porém, ressalta a necessidade de mais estudos em relação a tal benefício.

Um estudo recente realizado pela Universidade Hospital Colônia, da Alemanha mostra que o consumo rotineiro do chocolate reduz os níveis de pressão arterial, isso devido a presença de flavonóides  que ativam a produção de óxido nítrico no corpo, levando ao relaxamento dos vasos sanguíneos e à queda da pressão arterial. 

A quantidade consumida no estudo foi de 6,3g de chocolate amargo, o equivalente a 1 quadradinho. NÃO EXAGERE, já que outra pesquisa, publicada no jornal da Associação Americana do Coração, mostra que o consumo de 19 a 30g por semana são suficientes para reduzir em  32% os riscos de doenças cardíacas. Um consumo mais elevado, de 3 ou ais pedaços na semana, reduz esta proteção a 26% devido á presença de gordura e açúcar.

Dica para o Verão: Meninas (os) O cacau - possui flavonóides que contribuem para a foto proteção endógena, protegendo contra o eritema induzido pela radiação UV. Sua aplicação tópica resulta na diminuição de rugas cutâneas induzidas pelos raios UV e seus polifenóis lhe garantem proteção contra radicais livres.

E lembre-se na hora da escolha, quanto mais cacau, maior o benefício!

Chocolate amargo pode conter até 75% de cacau, já o chocolate ao leite em geral possui até 25%.

Vale lembrar também, que os mesmos antioxidantes encontrados no chocolate, são encontrados nas frutas e vegetais, os quais não possuem gordura saturada e alta contagem de calorias.

REFERÊNCIAS: