quarta-feira, 19 de outubro de 2011

É a vez das vitaminas...

Meus amigos,

Depois de turbulentas semanas de discussões sobre a legalização ou proibição dos “emagrecedores” em que todo o país queria saber se as drogas eram tão maléficas quanto estavam sendo propagadas e que também gostaria de saber sobre novas drogas colocadas em cartaz como milagrosas, parece que os holofotes agora estarão sobre a importância versus a nocividade das vitaminas.

Realmente, gostaria de compreender o motivo de tanto alarde sobre o uso das vitaminas. Os estudos que foram publicados recentemente, contrários ao seu uso, mostraram diferenças mínimas nos achados entre os grupos que usaram e os que não fizeram uso. Em contrapartida, existem diversos outros estudos que mostram benefícios das vitaminas, como o estudo EPIC que envolveu 520.000 pessoas em múltiplos países. Nesse estudo várias vitaminas mostram benefícios relacionados a redução de diversos tipos de câncer. Em uma só semana, vi vários artigos na mídia propagando os "males das vitaminas".

O estranho, para não dizer lamentável, é que não vejo tantos artigos falando sobre agrotóxicos, poluentes ambientais, tabagismo, álcool, conservantes, corantes e outros. Seriam as vitaminas as vilãs de nossa saúde?

Em uma dessas edições, um grande veículo da mídia inclusive publicou que talvez não precisássemos de suplementação, pois salgadinhos e refrigerantes já estão fortificados com vitaminas. Agora entendi: Salgadinhos e refrigerantes devem fazer bem para a saúde. Alguém poderia sugerir uma pesquisa sobre os efeitos destes na saúde? Vergonhoso!!!

Frente esses fatos, é difícil imaginar que não haja algum interesse para falar contra as vitaminas. Existem inúmeros estudos que mostram benefícios e malefícios de diversas substâncias. Os próprios medicamentos que são benéficos para determinadas patologias podem causar sérios efeitos colaterais.

Acho que todos nós devemos estar atentos para os excessos. Não creio que suplementar todos os pacientes com vitaminas seja correto, mas com certeza, não vou aceitar com facilidade essa informação de que as vitaminas são vilãs.

Chegou a hora de não engolirmos mais as informações sem indagações. Cadê os efeitos nocivos dos corantes, conservantes, agrotóxicos, medicamentos, etc, etc, etc?