sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Flavonóides...


Certamente você já deve ter ouvido falar em flavonóides, mas duvido que saiba o que eles podem realmente fazer por você e onde encontrá-los.

Essa substância, nada mais é que, um composto fenólico bioativo com atividade antioxidante, ou seja, capaz de reduzir a formação de radicais livres em nosso organismo.

Seu mecanismo de ação é ainda controverso, sabe-se que eles atuam inativando os radicais livres em ambos os compartimentos celulares, lipofílico e hidrofílico, doando átomos de hidrogênio e portanto, inibindo as reações em cadeia provocadas pelos radicais livres.

Eles estão presentes naturalmente nos alimentos como em frutas, vegetais e alguns alimentos processados (como chás, vinho tinto e chocolate). Em geral, os níveis de flavonóides em alimentos processados são 50% menores que nos alimentos frescos.

Dentre os flavonóides mais estudados estão: quercitinas, rutinas, catequinas, tangeretinas, kaempferol, hesperidinas, isoflavonas e cianidinas.

·Quercitinas: são encontradas na maçã, amora, cebolaalface, tomate, brócolis, chá e no vinho tinto;
·Rutinas: estão presentes nas cascas da uva, da amora, das frutas cítricas, do pimentão, da cebola, no vinho tinto, na maçã, no brócolis e no tomate;
·Catequinas: podem ser encontradas nos chás verde e preto, pêra, maçã, vinho e no cacau (consequentemente no chocolate), veja mais em http://ligadasaude.blogspot.com/2011/10/chocolate.html.
·Tangeretinas: estão presentes principalmente nas frutas cítricas;
·Kaempferol: encontrado no brócolis, na endívia, no grapefruit e na uva
·Hesperidinas: estão presentes na pimenta e na laranja.
·Isoflavonas: na soja, no tofu, no leite, na farinha de soja, no grão-de-bico, na lentilha e no feijão branco.
·Cianidinas: estão no rabanete, no morango, na cereja e na amora.

Porém, um estudo mostrou que concentrações maiores de flavonóides totais foram encontradas em: Cebola (branca e roxa), alface roxa, rúcula, almeirão, laranja e maçã.

A sazonalidade também influência na concentração do antioxidante. Entre as frutas tropicais, os flavnonóides predominaram em polpa de acaí, jabuticaba e amora.

A aterosclerose e, em particular, a cardiopatia coronária, relaciona vários fatores de risco, tais como: idade, sexo, obesidade, estresse emocional, baixos níveis de colesterol -HDL, fumo, dietas ricas em gordura saturada e ainda problemas genéticos. A importância de todos esses fatores de risco é correlacio-nada com o aumento dos níveis de colesterol no sangue, assim como as atividades pró-oxidantes de radicais livres sobre as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no nível endotélio. Sendo assim, os flavonóides tem ação importante na redução do risco dessas doenças, devido seu poder antioxidante.

Além de sua função antioxidante, os flavonóides presentes nas frutas cítricas agem como antiinflamatórios, antialergênicos e antimicrobianos.

Têm também propriedades antitumorais, principalmente em relação aos cânceres de mama ou próstata.
Pesquisas recentes demonstraram que alguns flavonóides atuam na inibição da replicação viral do agente causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana (HIV).

Knekt et al. encontraram uma relação inversa entre o consumo de flavonóides na dieta e o desenvolvimento de tumores em indivíduos na faixa etária de 50 anos e não-fumantes. Entre diversas fontes de flavonóides, o consumo de maçãs foi o que apresentou melhores resultados na prevenção de tumores de pulmão.

Mas não esqueça que, os alimentos fontes de flavonóides são auxiliares á uma boa saúde, é necessário que você tenha uma alimentação saudável e variada.


REFERÊNCIAS: