terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os perigos da automedicação...


Automedicação é definida como a prática de ingerir medicamentos sem prescrição médica ou de um profissional de saúde qualificado para isso.  É o ato de ingestão de medicamentos por aconselhamento de amigos, vizinhos, devido ao marketing em volta dos medicamentos ou seguindo uma prescrição antiga.

Estudos mostram que as pessoas se automedicam por acharem seu problema de saúde pouco importante ou por não acreditarem quem os medicamentos que estão ingerindo podem lhes fazer mal. O uso de medicamentos costuma estar associado, na cabeçada da maioria das pessoas, à saúde.

Mas a realidade não é bem assim. A automedicação pode te causar vários problemas de saúde.  

Efeitos adversos, interações medicamentosas, intoxicações, resistência/tolerância aos medicamentos e diagnósticos errados são alguns dos problemas que a automedicação pode trazer. 

Antipiréticos, analgésicos, antiinflamatórios, antigripais e xaropes estão entre os medicamentos mais utilizados para a automedicação.

Os medicamentos contendo ácido acetilsalicílico além de causar lesões na mucosa gástrica se usados juntamente com anticoagulantes podem causar sangramentos ou hemorragias internas. Os antiinflamatórios podem causar descompasso em pessoas com problemas cardíacos, além de poderem causar problemas renais e aumentarem a pressão arterial. Os antigripais podem aumentar a pressão arterial e também a intra-ocular e os batimentos cardíacos, alguns podem causar retenção urinária. Alguns xaropes podem causar diminuição do fluxo respiratório, reações alérgicas ou problemas cardíacos, muitos xaropes contém açúcar e não devem ser administrados por pessoas diabéticas.

O uso indiscriminado de antibióticos pode levar a resistência bacteriana, ou seja, determinado medicamento deixa de fazer efeito quando usado para tratar uma infecção por determinada bactéria. Ou ainda, o uso indiscriminado de antibióticos, pode causar o desenvolvimento de super bactérias.

Tendo em vista os problemas decorrentes da automedicação e principalmente quando esta é feita com uso de antibióticos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária em outubro de 2010, modificou algumas regras para a venda de antibióticos, que a partir de então passaram a ser vendidos em farmácias e drogarias apenas com receita médica.

Importante não se esquecer dos medicamentos fitoterápicos e aqueles chazinhos caseiros quando falamos de automedicação.

Babosa, chá de quebra pedra, cava-cava, pata de vaca, chá de picão, camomila, arruda, hibisco, ginseng, e outros podem não ter efeitos terapêuticos e/ou podem interagir com os medicamentos. 

Da mesma maneira uma atenção especial deve ser dada as pomadas, cremes e loções, muitos deles podem conter princípios ativos de medicamentos que podem causar reações adversas, alergias e interações com outros medicamentos.

Outro fator muito importante quando se fala de automedicação é o erro de medicação. A probabilidade de se tomar um medicamento tanto de forma errada, quanto na dose errada ou para a finalidade errada quando uma pessoa se automedica é muito alta. Esses erros podem causar ineficácia do tratamento ou gerar outros problemas de saúde.

O problema da automedicação é universal. Idosos e mulheres são os grupos que mais se automedicam. As taxas de internações devido a problemas relacionados a medicamentos é extremamente alta.

Aquela prescrição médica para a infecção de urina de dois anos atrás não ser usada numa nova infecção de urina. Até porque o diagnóstico deve ser feito pelo médico.

Apesar de haverem políticas para a venda e propagandas de medicamentos que visam diminuir o consumo excessivo de medicamentos pela população e os problemas relacionados aos medicamentos, não existem políticas para a conscientização da população sobre os problemas relacionados à automedicação. Informar a população sobre esses riscos cabe aos profissionais da saúde.

A automedicação pode trazer muitos problemas para a saúde, pode até matar. Procure um médico antes de tomar qualquer medicamento, converse com um farmacêutico, esses são profissionais de saúde que podem te ajudar. 







*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.