quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Base de Tudo...


Hábitos Saudáveis de Vida & Estilo de Vida mais saudável – Por que adotá-los e mantê-los


Vamos direto ao ponto - quaisquer que sejam seus objetivos na vida (desde ganhar dinheiro e ter sucesso a simplesmente viver muito e bem), para “correr atrás” deles, você precisa de UMA condição BÁSICA: estar VIVO; só que pouco vai adiantar se você estiver vivo mas não puder contar com corpo e mente funcionando direito (os dois, já que o mal funcionamento de um deles simplesmente não permite bom desempenho do conjunto - mais sobre tudo isto em http://www.icaro.med.br/category/viver-o-que-e-necessario/), não é? Então fica óbvio que TODO ser humano precisa dar para seu organismo, diariamente, condições de funcionar adequadamente ou adoecerá (ou mesmo morrerá).

Dentro deste óbvio, não podemos deixar de falar sobre 3 conceitos dos tempos modernos: tempo, produtividade e stress (http://www.icaro.med.br/category/stress-tempo-e-planejamento/): aquele que consegue gerenciar bem o seu tempo alcança melhores resultados e tem mais sucesso obtendo maior produtividade, mas com menos stress associado (afinal, stress é um dos grandes fatores de adoecimento dos nossos dias atuais: http://ligadasaude.blogspot.com/2011/07/voce-tem-estresse-saiba-como-anda-o-seu.html); só que sem Saúde a “máquina” que viabiliza tudo isto, simplesmente, NÃO tem como funcionar: e estou falando do seu organismo. Em outras palavras, se seu corpo e/ou mente não funcionam bem, é impossível que você consiga trabalhar ou produzir adequadamente em qualquer área da sua vida: doente, você realmente perde muito tempo e sem sombra de dúvida, sua produtividade cai... Agora, imagine que enquanto isto ocorre com você, alguém com mais saúde pode ganhar a oportunidade que esperava de mostrar que pode produzir bem na sua área e talvez, até mais e melhor do que você.

Sobre doenças e distúrbios/desequilíbrios gerais, seu organismo tem o potencial de ajudar no tratamento de todos eles (em muitos casos, até tratar-se sozinho) mas para isso ele precisa do SEU apoio: dando a ele condições de reparar danos, combater “invasores”, recuperar-se, manter e restabelecer seu equilíbrio.

Agora que todos concordamos com a vital importância de zelar pela saúde total do nosso organismo, tanto corpo quanto mente, fica a pergunta: COMO fazer isso? Bem... A Universidade de Stanford responde através de estudo “recente” que concluiu que para viver mais e com saúde e qualidade de vida, há algo BEM mais importante que genética, condições ambientais e mesmo acompanhamento médico regular: quase 60% da nossa longevidade com saúde vem do nosso ESTILO DE VIDA! Em outras palavras, seus hábitos de vida são, comprovadamente, os fatores mais importantes e decisivos no seu estado de Saúde ou Doença (é claro que existem dezenas de outros estudos que comprovam isto) e por quanto tempo você viverá, com qual grau de produtividade, capacidade e bem-estar.

E HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA são condições que só você pode fornecer para o seu organismo, conscientizando-se da sua importância, adotando e mantendo-os: são eles que permitem ao seu corpo e mente fortalecerem-se para evitar e combater as doenças agindo nas suas causas, assim prevenindo, eliminando ou melhorando sintomas de forma natural mas duradoura e bastante efetiva; lembre-se sempre que nenhum tratamento realmente funciona em quem não procura ter e manter o máximo de hábitos de vida saudáveis.
Quais são eles ( em síntese – informações mais completas sobre cada um no meu site http://www.icaro.med.br e no blog da Liga da Saúde)?

1 – Beba água de 1 em 1 hora
A maior parte do corpo é constituída por água, ou seja, na falta dela, TUDO fica prejudicado e funciona pior. Água deve ser ingerida várias vezes por dia, mais que 3 litros/dia (para um adulto). A falta de água está envolvida em praticamente todas as doenças e sintomas, desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e doenças circulatórias em geral.

2 – Alimente-se de 3 em 3 horas
Os alimentos trazem energia e “matéria-prima” para nosso organismo reconstruir-se. Por isso, ele precisa receber estes nutrientes, em variada qualidade (e sem excessos por vez) no máximo de 3 em 3h. Quem passa muito tempo sem comer funciona como um carro com problemas de combustível: simplesmente não anda direito.

3 – Coma fibras pelo menos 2x/dia
Folhas verdes, frutas, cereais, “granolas”, brotos, cogumelos e similares são ricos em fibras, que devem ser consumidas entre 25 e 35 gramas/dia (todos os dias). Por que são importantes? Porque ajudam a “limpar” nosso organismo por dentro e nenhum intestino funciona direito sem elas.

4 – Pratique exercícios pelo menos 3x/semana, por mais de 30 minutos por vez
O exercício físico regular (caminhadas, ginástica, pedalar, etc) melhora a circulação do sangue, o que ajuda o coração na sua função e evita as piores conseqüências dos “entupimentos” de veias e artérias: aumento de pressão, tromboses, embolias, infartos e “derrames”. Também ajuda a respirar melhor e ganhar mais músculos, necessários a uma “melhor idade” mais saudável. Só observe que é mais seguro buscar avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.

5 - Mantenha postura positiva e pró-ativa
O pensamento negativo prejudica o funcionamento de vários sistemas do corpo; o positivo, ao contrário, ajuda.

6 - Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários, seguindo suas orientações
A consulta regular permite identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes, adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenham maior chance de alcançar os efeitos desejados.

7 – Cuide do seu sono
É durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para enfrentar o próximo, fixando memórias, repondo nutrientes, selecionando o que é necessário e o que precisa ser eliminado, etc. Quem não dorme direito, portanto, está adoecendo aos poucos. Prefira dormir no escuro, em ambiente tranqüilo, horas suficientes, com bom colchão e travesseiros, etc.

8 – Evite excessos
O excesso de qualquer coisa faz mal; sempre. Por isso, excessos devem ser ocasionais e são melhor tolerados (fazem menos mal) pelo organismo que é bem cuidado no seu dia-a-dia. Por exemplo, mais que 2 xícaras de café expresso por dia podem causar muitos sintomas, como: aumento da pressão sangüínea, gastrite, má absorção do cálcio, mau funcionamento intestinal, etc.

9 – Respire direito
A vida rápida e estressante de hoje em dia tem feito com que respiremos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o nosso organismo; e este gás é fundamental para o bom funcionamento de corpo e mente. Lembre-se sempre que temos 3 “combustíveis” para funcionar: o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos; problemas com qualquer um deles fará com que adoeçamos.

10 – Reduza seu stress
            O stress é uma das maiores causas de doença dos “tempos modernos”. Para combatê-lo, 4 dicas básicas: 1 - Planeje-se e seja menos “pego desprevenido” pelos imprevistos; 2 - Foque sua energia na ação para resolver problemas e não em ficar remoendo os problemas em si; 3 - Evite fazer “tempestade em copo d’água”, já que isto consome sua energia e pouco resolve; 4 - Mantenha atividades regulares de lazer (enfim, “desligue-se” periodicamente); afinal até uma máquina tem que ser desligada periodicamente para “esfriar”, não?

11 – Evite intoxicar-se
Fumaça (de qualquer espécie, do cigarro à poluição), agrotóxicos, luz solar excessiva (e/ou nos horários errados), drogas e afins envenenam o organismo e sobrecarregam os sistemas de desintoxicação, assim causando, mantendo e/ou piorando sinais, sintomas e doenças. Você já produz toxinas só por estar vivo… Precisa deixar entrar mais ainda no seu corpo e mente?
E lembre-se que qualquer coisa em excesso funciona como toxina para o organismo

Se você promover o máximo possível destes hábitos em sua vida diária, terá mais Saúde e um organismo mais capaz de responder aos tantos fatores de desequilíbrio a que estamos expostos diariamente. Resultado? Menos doenças e bem mais Qualidade de Vida e Bem-Estar, fatores que levam a maior produtividade, capacidade, longevidade e, por tudo isso, bem maiores chances de SUCESSO!

Vale ressaltar que NINGUÉM aqui está falando em 8 ou 80: que ou você tem todos os 11 hábitos saudáveis OK de uma vez ou nada adiantará! Quanto mais deles você adotar e manter, no melhor que puder fazer de acordo com seu real esforço e condições pessoais, maior e melhor efeito benéfico sobre a sua Saúde irá obter, cumulativo. Mas é claro que cada um tem seu ritmo para implementar mudanças... O importante, entretanto, é realmente colocá-las em prática, mesmo que gradativamente.

Procure informar-se melhor sobre o assunto no site WWW.ICARO.MED.BR

Um abraço

Dr. Ícaro
www.icaro.med.br

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.