sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Descubra os Benefícios das Farinhas...


Você deve ficar enlouquecida(o) e querer usar todas as farinhas que aparecem por ai, não é não? Ainda mais se você é do tipo que não gosta muito de comer a fruta e/ou de leva-lá como lanche, apesar de saber que precisa dos nutrientes presentes nesses alimentos. Mas fique atenta (o), nem tudo é assim tão lindo e perfeito, elas tem nutrientes sim, mas alguns são perdidos durante o seu processamento, portanto, não esqueceça de aliar o consumo da fruta in natura em seu dia a dia.

Outra coisinha, você sabe quais são as reais funcionalidades delas, como, quanto usar? Vou falar de algumas.

Farinha de uva

Esta farinha é fabricada a partir da fruta inteira processada, a sua versão em cápsula e feita a partir do extrato seco das sementes. Ela não contém glúten, lactose ou colesterol e é rica em fibras (76%) e flavonóides, antocianidinas e antocianinas (antioxidantes), que atuam na prevenção do envelhecimento, de câncer e de doenças degenerativas e ainda afugenta inflamações.

Além de reduzir o colesterol ruim (LDL), seus compostos ajudam na redução da ocorrencia de doenças do coração, pois, impedem o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias e inibem o aparecimento de varizes, por que ativa a circulação e retarda o envelhecimento.

Pesquisadores vem estudando também o fato que, pelo seu uso contínuo, ela seja capaz até de reduzir problemas nas articulaçãoes e nos olhos. Mais estudos ainda são necessários.

Bem, em seu processamento alguns nutrientes são reduzidos e outros ficam melhores concentrados, neste caso concentram-se mais sais minerais e fibras e são reduzidos vitamina C (perdida totalmente), frutose e sacarose (açúcares), o que é bom para os diabéticos que podem consumir a farinha de uva, com menor risco na elevação da taxa de glicêmia.

A cápsula por sua vez, tem maiores concentrações de flavonóides e taninos, contudo, as vitaminas, minerais e fibras, encontram-se reduzidas.

Esta farinha deixa os alimentos mais saboros e pode ser usada em saladas, pães, barras de cereais e massas caseiras ou ainda, ser consumida pura ou misturada a sucos e vitaminas.

Se consumida cerca de meia hora antes das refeições, pode diminuir a fome pela sua quantidade de fibras e pelo gel formado no estomago, ou seja, ela é ainda, AUXILIAR na perda de peso.

Farinha de casca de maracujá

Como o nome já diz, perdemos o que o maracujá tem melhor. Pois, ninguém lembra de consumir as cascas das frutas, muitas vezes nem sabem como fazer isso. Então, salve a farinha da casca do maracujá.

A sua casca contém pectina, uma fibra solúvel. E o que as fibras fazem? Reduzem a absorção de gorduras e açucares e com isso ajudam no controle do colesterol, do nível de açúcar no sangue (hipoglicemiante) e, como esta fibra em especial, forma uma espécia de gel no estômago, reduz também a fome.

Sua ação hipoglicemiante foi comprovada por um estudo feito por Janebro et. al. que ofereceram 30g da farinha durante 60 dias a pacientes com diabetes tipo 2. Houve redução a glicemia de jejum na hemoglobina glicada.

Tem também, ação eliminadora de toxinas, por isso é indicada no tratamento contra celulite e regula o funcionamento dos orgãos que podem estar desequilibrando seu metabolismo e dificultando a perda de peso. Mas ATENÇÃO, para que essa função ocorra, é necessária a ingestão de 2 litros de água ao dia.

Tem sido indicada também no tratamento contra celulite, por ter ação eliminadora de toxinas, o que regula também o funcionamento dos orgãos

Ela contam também, com as fibras insoluveis, que regulam a função intestinal evitando a constipação e possíveis ocorrências de câncer de colon e reto.

A farinha de maracujá é fonte de algumas vitaminas e minerais, como: Ferro, Cálcio, Fósforo e vitamina B3 que controla ansiedade, protege as paredes do estômago e ajuda no crescimento de crianças.
Pode ser consumida da mesma maneira que a farinha de uva.

Farinha de banana verde

A banana enquanto ainda esta verde, é constituida por água e amido, este amido é denominado como amido resitente, pois, ele não é digerido e nem absorvido no intestino delgado, assim ele é fermentado no intestino grosso e produz substâncias que servem como energia para bactérias benéficas tanto ao intestino como ao organismo em geral, além de manterem a integridade da mucosa intestinal, responsável pela adequada absorção de nutrientes e por evitar a passagem de substâncias maléficas.

Função então similar a das fibras, seu consumo auxilia no transito intestinal, prevenindo quadros de diarréia, constipação e doenças como câncer de intestino.

Outro ponto positivo, ela evita o aumento de glicose no sangue e consequentemente o diabetes, pois, é considerada um alimento de baixo índice glicêmico.

O amido resistente também proporciona sensação de saciedade, reduzindo o acúmulo de gordura corporal. Ponto para quem está preocupada (o) com a perda de peso.

Como tem um sabor neutro, pode ser utilizada em inúmeras preparações, inslusive substituindo a farinha de trigo. Pode também, ser consumida como as demais farinhas citadas.

Farinha de laranja amarga

Conhecida também como citrus aurantium, esta farinha reduz o apetite por ser rica em pectina, assim como a farinha de maracujá, e consequentemente reduz a absorção de açúcares e gorduras, reduzindo colesterol e níveis de açúcar no sangue, ajuda ainda na regulação do funcionamento intestinal.

Porém, a sua maior fama é a de acelerar o metabolismo de gordura corporal. Isso por que sua casca contém uma substância chamada sinefrina que auxilia essa queima.

Farelo de trigo

Este é um subproduto da farinha de trigo, ou seja, é a película externa que envolve o grão de trigo integral, obtida no processo de moagem para obtenção da farinha de trigo.

Ele é um dos alimentos mais ricos em fibras, suas particulas estimulam os nervos da parede intestinal, provocando o movimento do intestino. Isso auxilia na formação do bolo fecal, na eliminação de toxinas e aumenta o período de saciedade.

Ele conta ainda com, minerais importantes na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras.
Pode ser utilizado como as demais farinhas. Comece com 1 colher de sopa ao dia e consuma no máximo 3. Não esqueça da adequada ingestão de água.

Farelo de aveia

A aveia é um cereal rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas e proteínas. Portanto é considerado um alimento funcional, já que pode prevenir doenças como, obesidade, hipertensão, diabetes...

Suas fibras solúveis, se ligam a água e se transformam em um gel. Aquele capaz de absorver e eliminar as gorduras, e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino. Consequencia disso, redução das taxas de colesterol ruim e de gordura nas artérias e ainda prevenção do câncer de intestino.

Também é uma boa opção para diabéticos, já que se une ao açúcar, fazendo com que ele demore mais para cair na correte sanguínea.

Outros de seus benefícios são: Reforça o sistema imunológico e combate infecções; Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental.


Farinha de linhaça


A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são protetoras do nosso coração.

Ela é um dos alimentos mais ricos em fibras. Que como vocês já sabem, promove a saciedade. Quando consumida no café da manhã ela ajuda as pessoas que querem emagrecer a reduzir sua ingestão alimentar ao longo do dia.

Lembre-se de moer na hora de comer. Misture-a aos seus iogurtes, frutas, sucos e saladas.
 
Sementes de chia

Essa semente oferece mais fibra que a aveia, é a maior fonte natural de ômega 3, além de proporcionar energia de forma rápida e duradoura. Além disso, possui 5 x mais cálcio que o leite, 3 x mais ferro que o espinafre e 2 x mais potássio que a banana.

Entre os seus beneficios estão, o auxilio na manutenção do colesterol e da glicose no sangue, controle da pressão arterial, regula o intestino e diminui o apetite, graças ao seu teor de fibras e pela enorme capacidade em absorver liquidos.

Fique atenta (o), para que todos esses beneficios sejam alcançados é necessário beber muita água. Caso contrário seu consumo pode causar efeitos negativos.

Lembre-se que apesar de seus inumeros benefícios as frutas in natura não devem deixar de ser consumidas.

Não existe quantidade ideal de ingestão para cada farinha, o mais recomendado é que você procure sua nutricionista para que ela lhe diga qual a melhor escolha e qauntidade para você.

REFERÊNCIAS:

NAVES, Andréia. Nutrição Clinica Funcional: obesidade. São Paulo: Valéria Paschoal ltd. 2009
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/05/farinha-de-banana-verde-aumenta-a-sensacao-de-saciedade/
http://www.vponline.com.br/blog/?p=44
http://corpoacorpo.net/saude/conheca-o-poder-da-farinha-de-uva
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/farinha-de-frutas-oferece-diversos-beneficios-para-saude.html
http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/maracuja-bloqueador-natural-gordura-488978.shtml
http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1501-farinha_de_uva_150_grm
http://saude.abril.com.br/edicoes/0272/nutricao/conteudo_127583.shtml
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL953827-16619,00.html
http://www.taeq.com.br/data/Pages/LUMISCE048604ITEMID876D3286E18B4053A0DD1A9B562E550EPTBRIE.htm








*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.