sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011...


Continuamos com a nossa retrospectiva, neste sábado vamos relembrar alguns posts escritos por nossos colaboradores.

Boa leitura!

O Equilíbrio das Moléculas....



Quem nunca deixou uma maçã cortada de lado para fazer outra atividade e surpreendeu-se com seu rápido escurecimento? Essa alteração que ocorreu com a maçã, ocorre da mesma forma com a bicicleta enferrujando ao relento ou com a manteiga que fica rançosa ao ser esquecida fora da geladeira. Esse processo é chamado de Oxidação e ocorre devido uma reação do oxigênio com moléculas destas substâncias frente a situações especiais. Saibam os senhores que nós também sofremos continuamente esse processo durante todos os dias de nossa existência.
Leia mais...

O Paradoxo do Cromo: Um dos Nutrientes mais Importantes e Esquecidos...


Sabe aquela vontade incontrolável de comer aquele docinho no meio da tarde ou o dia todo? Ou então níveis aumentados de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue, mesmo jovem? E ainda dificuldades em perder peso? Se você apresenta um destes sintomas, você pode estar com deficiência de cromo.
Leia mais...

Compulsão Alimentar....

Os transtornos alimentares são patologias graves que demandam políticas de saúde, mas são escassos os centros especializados para o devido tratamento que requer para o mesmo uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, clínicos, psicólogos e nutricionistas. A falta de informação a respeito deste tema faz que muitos ignorem uma relação psicopatológica com a alimentação, desta forma a dieta ou até uma reeducação alimentar não gerará o efeito esperado: do emagrecimento e da aquisição de saúde como um todo. Não me surpreendo que tantas pessoas tenham se frustrado pela eterna "guerra" com a balança, sem levar em conta que possivelmente precisaria ser tratado em psicoterapia sua "relação com a comida", o que não se consegue colocar em palavras que é "descontado" nessa alimentação.

Importância da Prática Regular de Exercícios Físicos.


A atividade física é fonte inesgotável de prazer e bem-estar e muitas vezes a colocamos em último plano na questão de importância em nossas vidas. A Grande maioria das pessoas só costuma procurar realmente a prática regular de exercícios depois de uma indicação médica ou nutricional, pois a vida que levamos hoje nos conduz ao sedentarismo. É tecnologia para tudo e temos que usar cada vez menos os movimentos do nosso corpo para completar uma atividade diária.

O Mito do Colesterol e as Doenças Cardíacas....

Primeiramente, checar a pressão arterial, e se estiver alta, iniciar o tratamento com anti-hipertensivos. Depois, dosar o colesterol no sangue, e se estiver elevado iniciar o uso de uma classe especial de medicamentos para baixá-lo – as estatinas – e adotar uma dieta com quantidades reduzidas de gordura, com margarina, leite desnatado e outros produtos light. Com um pouco de sorte, talvez lhe sejam recomendados exercícios físicos.

Sensibilidade química, você tem e talvez nenhum médico te contou !

Leia mais...

Estresse em Mulheres...

Mulheres quando em situação de estresse reagem de modo diferente dos homens. E alguns estudos sobre o comportamento dos hormônios e do funcionamento do cérebro de homens e mulheres em situação de estresse pode auxiliar melhor a compreensão dessas diferenças.

Você Conhece a Semente de Chia?


É uma semente originária do México e está sendo implantada no consumo brasileiro. É uma semente de cor escura e com alto teor de óleo na sua composição. Este óleo em abundância é o ômega-3 (ácido alfa linolênico). A semente também é composta pelos minerais potássio, cálcio e ferro. Assim como todas as sementes contém também uma quantidade significativa de magnésio.

Medicina complementar pode ser boa aliada para a fertilidade...


Existe uma percepção de vários médicos e pesquisadores de que a infertilidade está aumentando. Nas revistas científicas, já foi publicada a defesa dessa ideia por autores como Abel, em 1985, Sinclair, em 1994, e Giwercman, em 1998 por exemplo. Entretanto, cabe observar que os dados epidemiológicos publicados nos últimos anos, sobre infertilidade, são contraditórios. Há os que afirmam que existe o contrário: uma tendência à sua redução e que isso pode ser atribuído aos avanços da medicina.

Dicas para uma lancheira mais saudável


Aproveitando a semana das crianças, vamos falar sobre algo que pode fazer toda a diferença na saúde e no futuro de nossos futuros cidadãos, a alimentação. É preciso ter atenção principalmente com aquelas refeições realizadas todos os dias, como por exemplo, o lanche na escola.