sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dicas pós virada de ano...



Exagerou na virada do ano novo? O final do ano sempre vem acompanhado de muitas festas e confraternizações recheadas de preparações calóricas, ricas em açúcar, gordura, carboidratos refinados e regadas com todos os tipos de bebidas alcoólicas.

Nessa época, as pessoas acabam tentando tomar medidas extremas a fim de compensar os excessos cometidos, fazendo loucuras na alimentação e colocando sua saúde em risco.

A melhor maneira de amenizar os efeitos dos exageros é desintoxicando o organismo. Você vai equilibrar novamente o funcionamento do seu corpo, vai nutri-lo de maneira adequada, melhorar a digestão, jogar para fora o excesso de toxinas ingeridas e até mesmo prepará-lo para as férias de verão. Saiba a melhor maneira de fazer isto:

- A dieta de desintoxicação alimentar deve durar de 1 a 3 dias;
- Ingira bastante líquidos, água, sucos naturais ou polpa de frutas, chás, principalmente os diuréticos, como de gengibre, dente-de-leão, hibisco, cavalinha e carqueja, pois ajudam a limpar os rins e o fígado, e o chá verde, que é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres formados através de uma alimentação inadequada;
- Consuma frutas, pois possuem poder alcalinizante, nutritivo e laxativo. A uva, maçã, melancia e manga auxiliam na eliminação de toxinas, além de facilitar a digestão.
- Prefira os vegetais crus, saladas com folhas verdes, legumes e ervas aromáticas. Estes alimentos são nutritivos, tem ação antiinflamatória e desintoxicantes.
- Invista nos cereais integrais, arroz, massas, pães, pois auxiliam no transito intestinal e ajudam a varrer as toxinas pra fora de seu corpo.
- Os pró-bióticos também são muito importantes nessa fase, pois ajudam a re-estabelecer a flora intestinal, além de melhorar o sistema imunológico.

Evite:

- O consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica, pois entram rapidamente na corrente sanguínea e são tóxicas para o fígado;
- Alimentos como leite de vaca, café, chá preto, carne vermelha, refrigerantes, cereais refinados, açúcar e doces, pois são considerados tóxicos ao organismo.
- Alimentos ricos em sal, como embutidos, frios e salgadinhos em geral pois causam inchaço.
- Carnes muito gordurosas e fritas, prefiras as carnes brancas, grelhadas, cozidas ou refogadas com pouco ou sem óleo.

Dica: Procure um nutricionista. Esse profissional poderá te ajudar a atingir seus objetivos.








*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.