quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TERERE


Hoje decidi falar do tereré, que é uma bebida feita com infusão de erva-mate (Ilex paraguariensis) de origem paraguaia, porém, muito consumida em nossa região. Passei anos da minha vida tomando essa bebida, pois além de nós paranaenses, os sul mato-grossenses (“estado em que passei a minha infância”) são muito apreciadores desta bebida, contudo, ela foi difundindo-se e já é conhecida e apreciada em várias regiões do país.
Essa bebida é parecida com o chimarrão que leva água quente e uma erva fina. O tereré é preparado com uma erva mais grossa (quanto mais grossa, mais fraco o sabor) e leva água gelada ou suco de limão natural. Mas, não é difícil ver pessoas usando outras alternativas como, sucos artificiais com sabores variados dependendo do “sabor” da erva, refrigerantes e tem aqueles que parecem não viver sem o álcool que o tomam com vodca.
Lembro que o tradicional tereré é feito mesmo com água e no máximo o suco natural de limão sem açúcar. Ele é uma bebida saudável, que contém nutrientes, então não o estrague adicionando bebidas que trazem prejuízo a sua saúde.
E o que esta infusão além de deliciosa e refrescante nos traz?
Bem, essa mistura de erva mate e água gelada, é fonte de vitaminas e sais minerais como, vitaminas do complexo B, A, C, D e E e dos minerais ferro, fósforo e cálcio. Além disso, ela é fonte de antioxidantes, aqueles que combatem os radicais livres no organismo e previnem o envelhecimento e reduzem o colesterol.
O tereré é ainda estimulante devido a cafeína presente na erva e diurético. Alguns estudos sugerem ainda, ação hepatoprotetora, anti reumática, anti trombótica e anti-inflamatória.
Que tal então, aproveitar o sol o calor e a sede ou até mesmo a falta dela? Afinal é uma delícia e facilita sua ingestão de liquido.

DICA: Reúna seus amigos em casa e tome um tereré bem geladinho, COM ÁGUA OU SUCO DE LIMÃO NATURAL SEM AÇÚCAR, além de aproximar as pessoas queridas, irá te fazer muito bem!

REFERÊNCIAS:











*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura .