quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Hierarquia do Emagrecimento...


Tenho durante os meus últimos 10 anos treinado pessoas que buscam os meus serviços essencialmente e na maioria das vezes para a perda de gordura corporal. Ao longo dos anos, novas pesquisas cientificas tem mostrado como este efeito pode ser potencializado pela alta demanda do publico que busca isso.

Com o tempo tenho evoluído os meus métodos e estão sendo refinados para que isso ocorra mais rapidamente com os meus clientes. Quanto mais os faço emagrecer, mais dinheiro irei ganhar, mais nome vou ter no mercado e mais clientes virão a mim. E isso não acontece somente na minha área, que sou Personal Trainer, mas em outras profissões como a de nutricionista, não é verdade?

Lemos muitas coisas diariamente, escrevi já sobre isso em meu blog (www.fitlabore.blogspot.com), dei palestras sobre o tema e umas das perguntas que mais recebo é “ Como posso reduzir meu percentual de gordura, sem perder minha massa muscular?”.

O grande problema é que lutamos contra um fator importante; o tempo. E cada vez é mais escasso este tempo para qualquer pessoa e, qualquer pessoa quer o resultado mais rápido trabalhando o menos possível para o alcance deste objetivo.

A maioria dos meus clientes possuem somente de 2 a 3 vezes por semana durante 1 hora para treinar e através disso, como podemos maximizar esta perda de gordura, brigando ao mesmo tempo com o próprio “tempo”!

Existem fatores muito importantes para que isso ocorra e acredito numa hierarquia para que isso aconteça:

1-Uma planilha nutricional correta

Sim, este é o fator primordial e primeiro da escala hierárquica. A diferença para a perda de gordura e formação da massa muscular é uma dieta equilibrada e bem feita. Isso está em várias referências acadêmicas. Não tem jeito, não adianta nada ficar 3 horas em uma academia, fazendo esforço físico e depois comer extremamente errado.

2-Atividades que queimam calóricas, aumentem a Massa Magra

Grande parte da nossa perda calórica é relacionada aos exercícios físicos e a nossa taxa metabólica de repouso,que é aquilo que gastamos durante o dia sem estarmos realizando exercício físico. Quanto maior sua massa muscular, maior o seu gasto metabólico basal e maior a sua perda de gordura durante o dia.

3-Elevação do Metabolismo

Sabemos que quanto maior a intensidade do exercício, maior o gasto energético pós-esforço físico. Então, o corpo manterá este metabolismo mais alto, durante um maior tempo, e com isso no final do dia, a demanda metabólica será maior e isso acentuará esta perda de gordura.

4- Atividades extras

Além do que esta planejado fazer, a realização de atividades que gastam calorias ajudam bastante a perda de calorias e as pessoas não tem noção disso. Quanto mais ativas estas pessoas forem, maior o gasto calórico, e maior a perda de gordura da pessoa. Uma ferramenta muito eficaz para seu gasto calórico. Caminhar, passear com o cachorro, subir escadas ao chegar em casa, tudo isso a médio e longo prazo ajudarão na perda de gordura!

Para que eu tenha sucesso com meus alunos as minhas estratégias de intervenção são:

1-Treinamento de Força
2- Treinamento intervalado de alta intensidade anaeróbico
3- Treinamento intervalado de alta intensidade aeróbico
4-Aeróbico no Steady State
5-Aeróbio de baixa intensidade

Este método talvez seja diferente do que vemos na mídia. Na área de treinamento, não existe o certo e o errado e sim, a metodologia de cada profissional e o que ele acredita. Tenho tido durante estes anos, bons resultados com meus clientes, embora meu foco maior seja a saúde como fator primordial. Normalmente quando se quer perder gordura, a mídia ressalta atividade aeróbia de baixa intensidade durante longo tempo e finalmente quando você esta em forma, trabalha-se o treinamento de força para que ele aumente a massa muscular e defina o corpo.

Acredito que devemos atacar rapidamente todas as valências do clientes, na maior intensidade possível, equalizado com o tempo disponível para que a perda de gordura ocorra da forma mais rápida possível, com uma metodologia certa e com segurança para o cliente.

Referências Bibliograficas

Schuenke MD, Mikat RP, McBride JM.
Effect of an acute period of resistance exercise on excess post-exercise oxygen consumption: implications for body mass management.
Eur J Appl Physiol. 2002 Mar;86(5):411-7.
Kramer, Volek et al.
Influence of exercise training on physiological and performance changes with weight loss in men.
Med. Sci. Sports Exerc., Vol. 31, No. 9, pp. 1320-1329, 1999.
Bryner RW, Ullrich IH, Sauers J, Donley D, Hornsby G, Kolar M, Yeater R.
Effects of resistance vs. aerobic training combined with an 800 calorie liquid diet on lean body mass and resting metabolic rate.
J Am Coll Nutr. 1999 Apr;18(2):115-21.
Katch and MaCardle, Fisiologia do Exercicio Nutrição, Exercicio e Desempenho 7ª Ed. Guanabara Koogan

Um abraço e até a próxima!

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.