sexta-feira, 6 de abril de 2012

Diferenças Entre Chocolates




Segundo a Resolução - RDC nº 227, de 28 de agosto de 2003 da ANVISA, chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau: massa de cacau, cacau em pó e manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau. As matérias-primas básicas para a produção de chocolate são o liquor (obtido pelo refino da massa de cacau), a manteiga de cacau e o açúcar, podendo-se ou não adicionar lecitina de soja, aromatizantes, leite (em pó integral e desnatado) e outros.

O chocolate já era utilizado no México antigo com finalidades medicinais. Porém, ele possui uma quantidade significativa de gorduras, distribuídas entre boas e ruins (monoinsaturadas e saturadas, respectivamente).

Como vocês já devem saber o amargo é a melhor opção, mas quais as características de cada um?

O chocolate amargo trás em sua composição, manteiga de cacau, pouco açúcar, nada de leite e de 63% a 72% de cacau.

O chocolate meio amargo tem entre 52% a 62% de cacau.

O chocolate ao leite conta com licor, manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado e em torno de 36% a 46% de cacau. Contém cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabetes e hipertensão.

O chocolate branco não leva sementes de cacau, sua mistura conta com leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Por isso, não é classificado como chocolate por muitas pessoas.

Há também, os chocolates diet, em que o açúcar é substituído por adoçantes. É geralmente desenvolvido para diabéticos. Contudo, esta troca modifica a consistência do chocolate e pra adquirir a textura ideal, é adicionado mais gordura, tornando o chocolate diet igual ou MAIS calórico que o convencional.

Umas das substâncias presentes no cacau, a epicatequina, associada a prática de exercícios físicos, pode estimular positivamente a memória. Foi o que mostrou um estudo publicado no The Jounal of Neuroscience. Mas lembre-se, o que possui mais cacau é o chocolate AMARGO.

Outros estudos mostram que o consumo regular (em pequenas quantidades) de chocolate amargo, pode neutralizar a ação dos radicais livres, reduzir as concentrações de colesterol ruim e diminuir a pressão arterial, devido a presença de flavonoides e polifenóis.

Contudo, outros estudos identificaram que indivíduos que consomem chocolate diariamente possuem maior risco de desenvolver osteoporose.

Mesmo sabendo dos benefícios do consumo de chocolate amargo, é importante ressaltar que seu consumo deve ser moderado e deve estar associado a uma dieta balanceada e saudável. Os flavonoides também estão presentes em frutas (uvas), vegetais (cebola, soja), linhaça, óleo de canola e bebidas (vinho tinto e chá verde), que devem ser preferencialmente consumidos.

“Que a alegria da ressureição de Cristo esteja em seu coração”.

Feliz Páscoa!