segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chá verde...


O consumo de chás é um excelente coadjuvante na busca do bem estar e qualidade de vida. A reeducação alimentar tem sinergia positiva com o uso de alguns chás em determinadas etapas do tratamento nutricional, sendo importante contar com a prescrição de um profissional habilitado quando se for iniciar o consumo de alguma erva. Portanto, conheça um pouco mais sobre o chá verde.

 O chá verde é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Suas folhas são colocadas no vapor e depois secas, processo que preserva os ingredientes naturais e nutrientes, impedindo a oxidação da planta. As substâncias que conferem as propriedades benéficas do chá verde são os polifenóis e catequinas. Sua principal ação é de antioxidante, que combate o excesso de radicais livres do organismo. Os radicais livres em excesso aumentam o envelhecimento precoce, propiciam o aparecimento de câncer, aumentam risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e problemas vasculares. 

O chá verde também auxilia na redução das taxas do colesterol LDL (que em excesso é prejudicial à saúde), na redução de formação das placas de ateromas (arteriosclerose) e diminui a formação de ácido úrico no organismo.

Além  disso,  auxilia  também  no  processo  de  desintoxicação  do  organismo  e  tem  efeito termogênico, ou seja, auxilia no emagrecimento.

Portanto, pode-se considerar positivo o uso desse chá em nosso dia a dia, atentando-se para alguns cuidados.


- Não utilizar quantidades excessivas do chá: de 3 a 4 xícaras por dia é o ideal.
- Não prolongar por mais de 2 meses seguidos o uso do chá verde.
- Não consumir próximo às principais refeições, pois possui alguns fatores antinutricionais quprejudicam a absorção de alguns nutrientes.
- Para as pessoas que tem sensibilidade à cafna, não consumir depois das 16h.
- Grandes quantidades podem irritar o estômago.
-  Grandes  quantidades  não  devem  ser  consumidas  por:  gestantes,  lactantes,  hipertensosdiabéticos,  portadores  de  úlceras  gástricas.  Para  essas  pessoas,  somente  com  prescrição  dalgum profissional habilitado.

Modo de preparo:

Infuo: para cada 300ml utilizar uma colher de chá rasa da erva desidratada. Esquentar a águantes do ponto de ebulição. Para efeito estimulante da cafeína, deixar a erva por 5 minutos nágua e coar o chá. Para efeitos antioxidantes e menor estimulante: deixar as folhas em águquente por 10 segundos, desprezar a mesma e verter nova água, deixando de 5 a 10 minutos. Beber em seguida ou armazenar na geladeira ou garrafa térmica por, no máximo, 24h.

O  ideal  é  preparar  o  chá  em  casa  e  não  utilizar  os  saches   prontos,  pois  não  sabemos  a procedência   e   qualidade   da   erva,   além   dos   saches   possuírem   alguns   conservantes   e substâncias antifúngicas para preservão do chá.

Dicas práticas para o preparo:

- Vo pode obter uma chaleira elétrica, não precisando de um fogão para esquentar a água.
-  Compre  uma garrafa  térmica  de  aço  inox  e  mantenha  a  água  ou  seu  chá  quente  por maitempo.
- Hoje em dia tem diversas opções de difusores no mercado, um mais prático do que o outro, escolha o seu:



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.