terça-feira, 15 de maio de 2012

Crianças precisam de Amor e Disciplina...



Disciplina é ensinar que a criança pode melhorar seu comportamento e a ter autocontrole. Crianças aprendem sobre autorrespeito e autocontrole ao receber dos pais tanto amor quanto disciplina. Explicar a elas que as amamos e queremos que se tornem adultos responsáveis e competentes. Ser pai e mãe nos dias de hoje sempre digo é pra quem pode... Sim, porque pais e mães eficazes hoje em dia requer dar amor, conhecimento, esforço e tempo.  Isso mesmo, criança não é uma maquina que se aperta o botão certo, faz aquilo que queremos na hora, é preciso ter muita paciência, muito amor e muita dedicação para que nossos pequenos entendam as regras e normas da casa. Aliás, uma boa comunicação entre os pais e estabelecimento de regras limites promove uma boa educação. Lindo né??? Mas e na prática isso tudo precisa ser cercada de muitos exemplos e dos bons viuuu.... Com crianças e adolescentes ter uma regra e duas medidas não funciona, pois de nada adianta querer que suas crianças só comam a mesa se os pais não fazem e mesmo e pela desculpa da pressa, saem comendo pela casa. Os pais devem determinar os bons e desejáveis comportamentos dando os exemplos e também demarcando os maus e indesejáveis, mas de uma forma muito clara e que seja do entendimento dessa criança ou adolescente, respeitando sua fase de maturação. Sim devemos saber que a mesma ordem e informação que seu filho de 8 anos recebe, não pode e nem deve ser da mesma forma que de uma criança de 2 anos. Lembrar que o bom comportamento deve ser reforçado com elogios se você deseja que ele se repita e o mau comportamento também precisa ser corrigido e explicado o porquê não é adequado que a criança o faça...contudo é sempre bom lembrar que, explicar não é berrar, gritar, esbravejar e/ou muito menos surrar a criança. As crianças de hoje em dia são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade; mas lembre-se estabeleça expectativas realistas respeitando a fase que sua criança está. E como se faz para saber se uma regra é bem estabelecida? Simples assim: Regra bem estabelecida é aquela que seu filho tem total capacidade de saber o que pode ou não e também dizê-la a alguém quando lhe perguntarem.

Pais e mães de crianças que não obedecem é porque ainda não conseguem dar instruções de forma clara, empática e eficaz aos seus filhos. Quando eu digo aprender a dar ordens, também não estou querendo dizer que vocês devam sair gritando como um sargento em treinamento. Entretanto se seu filho não costuma obedecer a suas ordens ou até se sai arremedando quando recebe uma bronca é sinal que ou você não esta sabendo dar ordens ou pior ainda, você não sustenta as ordens dadas!

Seja claro, diretivo e objetivo em suas ordens, par isso temos a sugestão de 7 passos:

1 - Chegue perto da Criança. Mantenha uma expressão séria no rosto. - Olhe nos olhos da criança e mantenha contato visual.
2 – Ordens devem ser dadas sob a forma afirmativa.
3 - Diga o nome da criança. ( nada de usar nome no diminutivo e nem apelidos).
4 - Dê um comando simples, claro, direto. Exponha sua ordem pausadamente, checando-se sua compreensão
5 - – Apontando comportamentos concretos esperados. Com tempo limite para execução (realístico).
6 – Acompanhadas de verbalizações acerca de resultados positivos esperados.
7 – Sustente seu comando.  Seguidas de reforço verbal quando executadas.

Bibliografia:

Caminha, Renato; Caminha, Marina Gusmão – A Prática Cognitiva na Infância. Ed. Roca.
SOS Ajuda para Pais. Lynn Clark, Ph.D. Ed. Cognitiva.
Tiba, Içami, Pais e Educadores de Alta Performance.  Ed. Integrare.


 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.