sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mirtilo...



Você conhece o Mirtilo? Ou, Blueberry em inglês ou, Arándao em espanhol?

Esta pequena fruta é nativa de várias regiões da Europa e dos EUA, tem aparência semelhante a do araçá, porém, é de cor azul e tem o tamanho de um grão de uva.

Pequena no tamanho mas grande nas propriedades. O mirtilo é uma das frutas mais ricas em antioxidantes. Tanto a casca quanto a polpa possuem polifenóis, que agem protegendo as paredes das células.
As antocianidinas fornecem ação anti-inflamatória, reduzem o colesterol ruim, melhoram a circulação e previnem doenças relacionadas a visão.

Essa poderosa frutinha proporciona ainda, melhora no equilíbrio, na memória, concentração e na coordenação motora.

É rico em Vitamina C, fibras, magnésio e pobre em calorias, apenas 56 em 100g.

Pode ser consumido in natura, desidratado, enlatado, em geleias, tortas, licores, sorvetes e sucos.
Nas formas in natura e em sucos, suas propriedades são melhor aproveitadas.

Motivos para consumi-la não faltam, o maior problema é a sua baixa produção no País. Isso se dá pelo clima e solo que a fruta precisa para se desenvolver, contudo, a boa notícia é que seu cultivo é crescente e, cada vez mais poderemos usufruir dos benefícios desta pequena, grande fruta!!! 
  
REFERÊNCIAS:

MIRTILO; Revista Brasileira de Fruticultura. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452008000200001&script=sci_arttext






*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.