sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pilates não é só “modinha”, é saúde!




O “booom” do Pilates começou quando Madona, com sua incrível flexibilidade corporal disse que, além  do ioga, praticava o Pilates. Em seguida mais famosas como Deborah Secco, Luiza Brunet, Gisele Bündchen, Camila Pitanga, Julia Roberts e outras aderiram ao método tão comentado.

O famoso exercício foi criado por Joseph Hubertus Pilates, um alemão, nascido em 1880, que em sua infância sofreu com asma, raquitismo e febre reumática. Devido a todos estes problemas de saúde Joseph estudou diferentes formas de movimento para que pudesse fortalecer seu corpo e aumentar sua resistência às doenças. Após muito estudo desenvolveu o Pilates, se tornou enfermeiro e durante a 1ª Guerra Mundial pôs em pratica todo seu conhecimento e obteve grande sucesso na recuperação dos enfermos.

O método utiliza os exercícios físicos associados a princípios básicos de concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento, o que torna sua prática mais eficiente e proporciona melhores benefícios à saúde. O Pilates vem sendo utilizado tanto para estética corporal quanto para tratamento de doenças e tem como objetivo desenvolver o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo o que aumenta qualidade de vida do praticante.

Entre seus benefícios estão: Melhora do alongamento corporal, aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, correção postural, melhora da coordenação motora e consciência corporal, melhora do equilíbrio, aumento da capacidade cardiopulmonar, melhora da circulação sanguínea, alivio das dores, diminuição do estresse, tensão e ansiedade, relaxamento e bem estar.

É indicado para: Condicionamento físico, alterações posturais (escoliose, lordose e cifose), encurtamento muscular, dores da coluna vertebral , hérnia de disco, osteoporose, artrose, lesões ortopédicas (joelho, tornozelo, ombro e quadril), prevenção e tratamento de dores agudas e crônicas, pré e pós-parto, pré e pós-operatório, doenças pulmonares . Pessoas de  todas as idades estão aptas à pratica do pilates.

Portanto não perca tempo e vá em busca dos benefícios do Pilates. Você vai descobrir que não se trata apenas de “modinha” e sim de um exercício completo para seu corpo e principalmente para sua saúde!!!!! 

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.