terça-feira, 8 de maio de 2012

Sobrepeso e Terapia...




Você já enfrentou dificuldades para emagrecer, ou já conseguiu emagrecer e retornou ao peso antigo ou até chegou a engordar mais? 

Qual foi sua atitude? Culpou-se por crer que não estava motivada o suficiente? 
Culpou a dieta, achando que ela não era adequada a você? 

Talvez você não estivesse preparado(a) para fazer dieta, não sabia que os pensamentos e comportamentos podem influenciar no resultado. 

A terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar neste aspecto importante de uma reeducação alimentar, proporcionando um novo conhecimento, uma nova resposta de comportamento nos momentos em que é preciso resistir a alimentos tentadores, lidar com os desejos incontroláveis, lidar com o estresse, a ansiedade, com emoções negativas, emitindo respostas que não seja o comer para aliviar sentimentos. 

A terapia pode também auxiliar na motivação na realização de atividade física e tudo o que for preciso para que você adquira hábitos saudáveis. 

Pessoas com sobrepeso, geralmente apresentam uma programação mental que dificulta consideravelmente seus esforços para emagrecer, alguns deles são: “sei que não devia comer isto, mas deixa para lá, eu vou comer mesmo assim”; “se eu comer só esse pedacinho, não tem problema”; “tive um dia difícil, mereço comer o que eu quiser”; “não consigo resistir a esta comida”; “estou chateado(a), tenho que comer”; “já comi o eu não devia, como já estraguei tudo, continuarei até o final do dia”; “ é muito difícil, eu nunca vou conseguir”. 

A terapia é um programa psicológico, não se trata de uma dieta alimentar. Você pode escolher uma dieta que mais se adeque a você e ao seu estilo de vida, consultando sempre um nutricionista e/ou um médico para que você a faça de forma segura. Assim, você pode aprender a escolher alimentos apropriados e utilizar hábitos alimentares saudáveis, modificando sua relação com a comida e a maneira de se comportar frente a ela. 

Sua maneira de pensar sobre alimentos, comer e fazer dieta tem importante influência sobre seu comportamento e como você se sente emocionalmente. 

Para emagrecer e não voltar a engordar é importante escolher uma dieta nutritiva, planejar o que vai comer, conscientizar-se que o ato de comer em demasia é um problema que pode ser resolvido; saber lidar com os sentimentos, eliminando o comportamento de se alimentar pelo fator emocional. Estas são algumas das contribuições onde a terapia pode auxiliar. 

Um abraço 









*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.