terça-feira, 19 de junho de 2012

Importância de beber água!!!




Uma das formas mais simples de se manter saudável e com saúde é ter um consumo de água adequado.

A água é de extrema importância no organismo, pois ajuda a manter a temperatura corporal adequada, auxilia no processo de detoxificação (ou seja, desintoxicação do organismo), é essencial ao bom funcionamento dos órgãos, muito importante na regulação da pressão arterial, transformação de nutrientes eenergia  (portanto,  utilização  dnutrientes  para  formaçãde  energia  = queima de gordura, por exemplo = emagrecimento), entre outras funções.

Nós perdemos, em média, de 1,5 a 2 litros de água por dia, através do suor, da respiração, urina e fezes. O que influencia essa perda de quido sãos seguintes fatores: estilo de vida, metabolismo, estrutura corpórea, prática de atividade física, clima, etc.

Por  isso,  precisamos  repor  essa  água  perdida,  principalmente,  pelo consumo  de  água  pura.  Os sucos  e  cs  auxiliam  nessa  reposição,  porém lembre-se que os sucos contêm calorias (açúcares das frutas) e alguns chás o devem ser tomados em excesso ou somente com prescrição de médicos ou  nutricionistas. Refrigerantes  e  sucos  artificiais  ou  industrializados  o entram  na  contagem  e  devem ser  consumidos  esporadicamente!  Por  isso,  a recomendação é de 30ml de água pura por quilograma de peso, ou  30xpeso corpóreo=quantidade de água pura que deve ser consumida diariamente. Essé  uma  recomendação  geral.  Para  pessoas  obesas,  por  exemplo,  devemos fazer essa conta a partir de um peso ideal (para isso é preciso o auxílio de um profissional)   e   em   épocas   mais   secas,   como   o  caso   de   Brasília,   essa recomendação pode aumentar para 35ml por quilograma de peso.

Outra informação importante: Não adianta beber de uma vez 2 litros de  água.  Nosso  organismo  tem  uma  capacidade  de  absorção  de  água  que varia entre 100 a 500ml/hora. Portanto, o ideal, para adultos e idosos é beber 1 copo de água (200 a 300ml) por hora. Para homens que transpiram muito, essa recomendação pode aumentar para 2 copos de água por hora.

Ok,  mas  vo esquece  de  beber  água?  Vo pode  instalar  no  seu computador, de graça, um software que te lembre de beber água em intervalos de tempo determinados por você. Ou então colocar um alarme no celular de em 1 hora te lembrando de tomar água (opção soneca de 1 em 1 hora). Segue link para download: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=beber+agua


Mas  vo é  uma  daquelas  pessoas  que  o  gostam  de  beber  águporque não tem sabor? Sem problemas! Vo pode fazer águas com sabores. É adicionar na água algumas folhas de hortelã maceradas e higienizadas o1 rodela de gengibre ou algumas gotinhas de limão ou rodelas de laranja, etc. Deixe a imaginação fluir. O importante é a ingestão adequada de líquidos.

Agora é arranjar uma garrafinha de água adequada, ideal que fosse de vidro ou aço inox, e...

Hidratar-se


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.