terça-feira, 26 de junho de 2012

Pilates para Gestantes: Saúde para a mãe e para o bebê!



Durante a gravidez o corpo muda rapidamente, causando desconfortos, dores, má postura e alterações sistêmicas como o aumento do volume sanguíneo de 40% a 50%, aumento da frequência cardíaca, aumento do consumo de oxigênio, diminuição da resistência vascular periférica, diminuição da complacência venosa, aumento do volume plasmático, anemia fisiológica, aumento do peso corporal, aumento da lordose lombar e cifose torácica, deslocamento anterior do centro de gravidade para frente, alteração na marcha, alteração do alinhamento dos membros inferiores. Tudo isso tem uma solução: o Pilates! O método consiste em um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez, pré e pós parto. Desde que não haja contraindicação médica.

A prioridade do Pilates é a qualidade e a execução correta dos exercícios. É muito importante escolher um profissional que seja especializado em Pilates, outro cuidado é evitar a prática com muitas pessoas ao mesmo tempo. O Fisioterapeuta deve orientar a gestante integralmente para que se evite o risco de lesões e, além disso, são contraindicados os exercícios de grande amplitude de movimento e a manutenção da gestante por muito tempo na mesma posição. A duração da aula para gestantes é a mesma de uma aula convencional: de 45 a 55minutos. E são recomendados pelo menos 2 aulas por semana para que a gestante sinta os benefícios do método.



Benefícios:

·  Melhora do alongamento;
·  Fortalecimento da musculatura do abdômen, assoalho pélvico, membros inferiores e membros superiores;
·  Correção postural;
·  Alívio das dores (principalmente lombares);
·  Melhora da circulação;
·  Melhora do condicionamento cardiorrespiratório diminuindo a sensação de cansaço;
·  Diminuição do estresse, tensão e ansiedade;
·  Melhora a consciência corporal;
·  Promove relaxamento e bem estar;

A soma de todos os benefícios citados possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e consequentemente do bebe!!!


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.