sábado, 7 de julho de 2012

Chá preto demais pode aumentar risco de câncer de próstata...



Nos países da Comunidade Britânica é comum tomar muito chá.
Mas um nível realmente alto desse consumo - sete xícaras de chá preto por dia - aumenta em até 50% a chance de desenvolver câncer de próstata.
Foi o que constatou uma pesquisa realizada na Universidade de Glasgow, na Escócia, fez um acompanhamento do estado de saúde de 6 mil voluntários do sexo masculino ao longo de 37 anos.
Os participantes do estudo tinham de responder um questionário sobre seus hábitos de consumo de chá, café, álcool, cigarro e suas condições gerais de saúde.
Menos de um quarto dos participantes do estudo eram consumidores regulares de grandes quantidades de chá.
Destes, 6.4% desenvolveram câncer de próstata ao longo de 37 anos.
Aqueles que bebiam mais que 7 xícaras de chá por dia tinham um risco muito maior de desenvolver câncer de próstata do que os que não bebiam chá ou que consumiam menos de 4 xícaras por dia.
O estudo foi comandado por Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem Estar da Universidade de Glasgow.
Shafique afirmou que "estudos anteriores haviam indicado uma relação direta entre o consumo de chá preto e o câncer de próstata ou ainda um efeito preventivo do chá verde".
"Não sabemos se o chá em si é um fator de risco ou se os consumidores de chá são geralmente mais saudáveis e vivem até mais tarde, quando o câncer de próstata é, de toda forma, mais comum," concluiu.
Fonte: Diário da Saúde.