sexta-feira, 6 de julho de 2012

Inverno combina com PINHÃO!




O pinhão é a semente comestível da araucária, árvore muito comum em regiões de clima frio, como a região Sul do Brasil e  regiões mais próximas. A semente começa a aparecer nas pinhas a partir do mês de março e sua época dura até o mês de Julho.

Muito consumido na época das festas juninas, o pinhão é uma semente de sabor acentuado, macio e muito apreciado por todos. Pode ser preparado na chapa do fogão ou até mesmo cozido em água, onde fica com sabor  e consistência espetacular, além de ser utilizado em receitas doces e salgadas e utilizado em forma de farinha no preparo de pães, broas e tortas. Vale ressaltar o valor calórico do pinhão, cada unidade possui aproximadamente 22 calorias, portanto como qualquer outro alimento deve ser consumido sim, mas com moderação.

Agora vamos falar das propriedades nutricionais do pinhão, é uma das sementes mais ricas em proteínas (cada 100 gramas possui 10,7 gramas de proteína), nutriente que é essencial ao organismo na síntese de novos tecidos, cicatrização e renovação das células. É rico em ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e fósforo, contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B e vitamina C, além  do seu ótimo teor de fibras. O cálcio é importante na construção e manutenção dos ossos e dentes. O ferro é nutriente responsável por transportar oxigênio para o músculo em atividade e sintetizar as células vermelhas do sangue, atuando na prevenção da anemia. O zinco e o manganês atuam na imunidade, o manganês possui papel essencial no metabolismo do colesterol, na reprodução e desenvolvimento corpóreo, enquanto o zinco atua na regulação do apetite, na ótima cicatrização de feridas e na melhora do paladar. O magnésio atua na captação do cálcio, na função muscular e na produção de energia pelas células. Pelo seu teor de potássio, melhora as contrações musculares, evitando as indesejáveis câimbras.  A vitamina C é nutriente antioxidante, fortalece o sistema imunológico na prevenção de gripes e resfriados (típicos de inverno), além de auxiliar na absorção de ferro pelo organismo, já as vitaminas do complexo B ajudam a nutrir as células do sistema nervoso. A gordura do pinhão é do tipo insaturada, saudável e de fácil digestão.

Estudos indicam que o consumo regular de pinhão, devido seu alto teor de fibras, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, hipercolesterolemia, alguns tipos de câncer e diabetes. Além disso, as fibras atuam na função intestinal, estimulando e melhorando-a.

Esse também é um excelente alimento para os atletas e praticantes de atividade física, por possuir um baixo índice glicêmico, ser rico em carboidratos e pobre em gorduras pode ser consumido no pré-treino, sendo indicado nas quantidades certas para quem quer emagrecer e manter a forma.

Cuidado:Gestantes, idosos e crianças menores de dois anos devem ficar atentos ao consumo desta semente, que pode formar gases se não mastigada corretamente, dando a sensação de barriga inchada. Também deve-se evitar o consumo a noite, pois o mal estar gástrico pode levar a insônia.

CURIOSIDADEDesde a Idade Média, as pessoas utilizam o pinhão para estimular a libido. Assim como as ostras, o pinhão também é rico em zinco, sendo usado há séculos no preparo de poções do amor.

SALADA COM PINHÃO

Ingredientes
2 kg de pinhão cozidos e descascados
250 g de ricota fresca
400 g de tomate seco picado
Azeite extravirgem
Alface para montagem do prato

Modo de Preparo
Pique o pinhão e a ricota.
Misture com o tomate seco.
Faça uma cama de alface e tempere a gosto, com o azeite e sal.

SOPA CREME DE PINHÃO

Ingredientes:
1/2 kg de pinhão 
1/2 cebola média picada em pedaços pequenos
1 litro de caldo de galinha caseiro
1 xícara (chá) de creme de leite ou de soja
sal, pimenta-do-reino branca moída e gengibre em pó a gosto

Modo de Preparo:
Lave os pinhões e coloque-os numa panela de pressão com 1 litro de água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até os pinhões ficarem macios.
Retire do fogo, elimine a pressão e abra a panela. Escorra a água, descasque os pinhões e coloque-os em outra panela. Acrescente a cebola e o caldo de galinha e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até os pinhões ficarem bem macios.
Retire do fogo, transfira os pinhões (reserve alguns para decoração) para o liquidificador e bata até obter um creme bem homogêneo. Passe a mistura por uma peneira, apertando e aparando numa panela. Junte o creme de leite, o sal, a pimenta e o gengibre em pó e leve ao fogo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter um creme levemente encorpado e aveludado.
  
DICA: procure comprar pinhão fresco e da época, pinhão velho não tem o mesmo sabor.

REFERÊNCIAS



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.