terça-feira, 31 de julho de 2012

Lembrar sempre, foco, atenção, atitude, lazer, descanso, tranquilidade e calma. Quesitos super importantes se você quer mesmo passar em um concurso...





Manter hábitos de estudo com programação, esquemas diários e matérias a serem estudadas é básico; para você que deseja passar em um concurso: precisa ter em sua rotina diária de estudos. Mas tenha um cuidado maior com aquelas disciplinas que não são seu forte: dedique-se a elas, é ai a sua diferença. Não fique com dúvidas, tire-as em seu curso preparatório.

Não deixe material "acumular". Mantenha-se sempre atualizado e informado inclusive com revistas e jornais diários: temas como atualidades costumam cair e servem como "pegadinhas" para os desatualizados. Vale lembrar também que para se estudar para concursos a pessoa precisa e muito de motivação: essa só é reforçada se tiver alguma lazer em sua vida.

Lazer é muito importante para uma vida saudável: reserve pelo menos duas horas por semana para fazer algo que lhe dê prazer, esse é o "pulo do gato" para recarregar as baterias; ou você acha que as famosas piadinhas dos professores de cursinhos preparatórios são o que? Lazer para seu cérebro! Estão ativando seu lado criativo e fazendo com que mais sinapses nervosas sejam criadas e ativadas!

Descansar é preciso e muito necessário então durma bem pois é durante o sono que seu cérebro vai assimilar tudo que você aprender durante o dia. Sempre que encontrar uma palavra desconhecida procure seu significado: quanto maior for seu léxico vocal, maior as chances de você ir bem nas provas e entender o enunciado das questões.

Na noite anterior da prova procure dormir bem, o que você tinha que aprender, já o fez até esse dia; tenha certeza que a única coisa que você vai precisar na noite de véspera é dormir e assim evitar os famosos brancos na hora da prova; e fazer uma boa alimentação para que seu nível de açúcar no sangue não esteja baixo e cause em você crises hipoglicêmicas e até desmaios.

 Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.
 No dia da prova, procure chegar ao local da prova com uma hora de antecedência: antes chegar cedo que atrasado.

A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire: calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração. Inspirando pelo nariz, prenda esse ar por uns 5 segundos e solte pela boca. Faça esse exercício simples por 3 vezes. Mantenha sua mente fixada nos pensamentos, calma e atenção. Só depois abra os olhos e inicie a prova.

 Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

 Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Nesse caso, se o erro não for descontado dos acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

Preste muita atenção ao passar as respostas no gabarito, ali não pode haver erros nem rasuras, e você sabe: a diferença entre o primeiro colocado e o segundo, sempre é uma questão.

Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia. 

BOA SORTE!!!!!!









*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.