quarta-feira, 4 de julho de 2012

Osteoporose (como você "connhece") - O quarto mito?

Este é um "texto 2 em 1", já que é a junção de 2 posts bem atuais meus, citando entre as referências excelente artigo do Dr. Paulo Farber, acerca de tema em que há muitos mitos e desinformação: OSTEOPOROSE. E acredite: possivelmente, você "acha" que sabe muito sobre ela... Bem, após a leitura, revise seus conceitos...

Abraço

Dr. Ícaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br





OSTEOPOROSE - Será que você sabe o suficiente sobre ela?

1 - A maior parte das "osteoporoses" é do tipo trabecular;

2 - A osteoporose trabecular é muito mais fruto de desequilíbrios hormonais que mera carência de cálcio;

3 - Cálcio, sem Magnésio, vit. D3, fósforo, vitamina K, estrôncio (entre outros) e exercício físico regular acaba por depositar-se nos locais ERRADOS, calcificando (e enrijecendo) o que não deveria, a exemplo de cartilagens e paredes de artérias...

4 - Sem adequada quantidade de proteínas na dieta (e boa digestão/absorção delas), você nunca produzirá matriz óssea suficiente e saudável para ser calcificada e funcionar direito.

Leia mais no link abaixo...

Abraço e boa semana!

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=69




Osteoporose – Sobre os tratamentos convencionais

BRILHANTE artigo do Dr. Paulo Farber sobre: “Osteoporose: Será que o tratamento atual é o melhor”?
Só acho que faltou falar que outros 3 fatores mega importantes TÊM que estar associados ao tratamento ideal para osteoporose:

1 – ÁGUA e hábitos saudáveis de vida (http://www.icaro.med.br/category/habitos-saudaveis-de-vida/ )
Quem toma pouca água/dia induz seu cérebro a comandar metabolismo mais catabólico que anabólico geral para sobreviver e isto leva a “quebras” em geral, inclusive e de forma importante, de ossos
* Diga-se de passagem, hábitos de vida ruins levam o organismo a destruir-se, pelo motivo exposto acima para a água, que é o principal hábito de vida saudável)

2 – PROTEÍNAS
Antes de mais nada, a matriz óssea é formada por um esqueleto proteico que é mineralizado (sendo basicamente colágeno que vai sofrendo incorporação de minerais, principalmente o cálcio – http://www.lef.org/protocols/metabolic_health/osteoporosis_01.htm )
Ou seja, se sua dieta não provê proteínas/aminoácidos direito para o seu organismo, você NUNCA terá ossos realmente saudáveis

3 – HORMÔNIOS
Desequilíbrios hormonais em geral IMPEDEM que o corpo receba os comando necessários à adequada produção de osso saudável, através do equilíbrio entre as ações de construção e quebra de ossos (remodelamento) e incorporação de nutrientes na quantidade, qualidade e locais corretos. Em outras palavras, você pode “morrer” de tomar suplementos e remédios diversos mas se possui distúrbios hormonais significativos não tratados, seus tratamentos devem alcançar resultados insatisfatórios e/ou às custas de desagradáveis efeitos colaterais.

Entendido? Então agora pare e pense se você ainda acredita que tratar osteoporose é só tomar Cálcio associado a quantidades insuficientes de vitamina D…

Abraço!

Dr. Ícaro
www.icaro.med.br