segunda-feira, 2 de julho de 2012

Prescrição de exercícios para obesos...



A obesidade é uma enfermidade crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, a ponto de comprometer drasticamente a saúde. Além de fatores genéticos, outros fatores podem gerar esta doença, tais como: excesso de calorias ingeridas (normalmente relacionado à ansiedade), estilo de vida sedentário, distúrbios hormonais que desequilibram o metabolismo e distúrbios do sono. Dentre as consequências e danos à saúde provocados pela obesidade, podemos citar: 

1- Diabetes mellitus,
2- Hipertensão arterial,
3- Aumento do colesterol e triglicerídeos, fatores estes que elevam os riscos para doenças cardiovasculares,
4- Sobrecarga nas articulações,
5- Incremento da incidência de alguns tipos de tumores e dos índices de mortalidade (Consenso Latino Americano em obesidade),
6- Depressão,
7- Fator prejudicial a vida social, devido a falta de mobilidade, estado geral debilitado e baixa auto-estima,
8- Fator prejudicial a vida sexual, devido a disfunção erétil e baixa auto-estima.

De acordo com o médico-nutricionista Fábio Ancona Lopez, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Independente das cifras, o médico argentino Júlio Ribeiro afirma, categórico, que a obesidade é uma das piores aquisições da civilização”. 


Diante de tantas evidências de sua gravidade, a obesidade deve ser prevenida desde a infância, principalmente quando há casos na família. Além de fatores genéticos, existem outros externos que colaboram e muito para o desenvolvimento da mesma na infância, tais como: a ingestão regular de fast foods, refrigerantes e doces, estilo de vida cada vez mais sedentário e caseiro facilitado pela tecnologia (controles remotos, computadores e jogos eletrônicos), escolher as “Opções tecnológicas” de divertimento e lazer ao invés das brincadeiras e jogos ativos ao ar livre.

comPara os indivíduos que encontram-se acima do peso ou obesos, o ideal é iniciar um tratamento global, ou seja que trate da saúde como um todo, englobando profissionais da saúde como médico, nutricionista, professor de educação física e psicólogo, para que sejam abordados e tratados todos os pontos colaboradores da doença, já que o indivíduo provavelmente terá a presença de um ou mais dos 7 fatores supra-citados.

SUGESTÃO DE TREINO PARA OBESOS:

Sugiro, inicialmente, priorizar exercícios aeróbios e que sejam realizados no meio aquático, pois na água, o peso corporal diminui em 75%, minimizando impactos nas articulações. Alguns exemplos que indico são: hidroginástica, natação ou mesmo atividades lúdicas neste meio, como vôlei, polo aquático, entre outras, de acordo com a criatividade do professor e gosto do aluno. A frequência semanal deverá ser de 3 a 5 vezes e 45 minutos de duração.

O objetivo destas atividades é melhorar o sistema cardiovascular (que tem grandes chances de estar debilitado), estimular a perda de gordura e melhorar a mobilidade e consciência corporal, de preferência com a FC (Frequência cardíaca) monitorada, trabalhando em torno de 60% da mesma, podendo alcançar 80% conforme o ganho de condicionamento observado.

Caso o indivíduo tenha capacidade de realizar caminhada por pelo menos 15 minutos consecutivos, esta atividade deverá entrar no plano de treino 2 vezes por semana. De acordo com a melhora do condicionamento físico, poderão ser acrescidos 5 minutos a cada semana.

Conforme a perda de peso e o ganho de mobilidade adquiridos nesta etapa (que será individual), exercícios de fortalecimentos deverão ser acrescentados, com a finalidade de reabilitar e fortalecer as articulações comprimidas pelo excesso de peso e minimizar a flacidez.

Devido as condições físicas do obeso (grande volume e peso corporal, pouca mobilidade, presença ou não de lesões articulares), dou preferência aos exercícios de cadeia cinemática aberta (extremidades livres - mãos e/ou pés), em razão de oferecem menos impacto e compressão nas articulações, que são, na maioria das vezes, debilitadas pelo excesso de peso, como por exemplo aqueles realizados com pesos livres, caneleiras e elásticos, e podem ser feitos tanto nas academias, como ao ar livre. Conforme o grau de resistência muscular e condicionamento físico adquirido na 1ª etapa,, a duração poderá ser em torno de 30 a 60 minutos. Para otimizar o gasto calórico, sugiro que sejam realizados em circuitos, variando os grupos musculares, em torno de 6 a 10 exercícios, com de 30 a 60 segundos de duração cada um deles, com a intensidade moderada, que deverá ser aumentada ao longo dos treinos. O descanso deverá ser de 1 a 2 minutos a cada 3 exercícios consecutivos, lembrando que o professor deverá estar sempre atento ao bem estar e a frequência cardíaca do indivíduo.

OBS: Gostaria muito de poder indicar a musculação para os obesos, porém, infelizmente, apesar de tantas marcas no mercado, não considero os aparelhos seguros, nem confortáveis, pois não oferecem assentos, encostos, espaços, angulações e distâncias suficientes que favoreçam a biomecânica dos movimentos executados tanto por indivíduos obesos, como  por aqueles de grande porte e acima do peso. Acho que uma linha de aparelhos voltada para esta população já deveria estar no mercado há alguns anos, que incluísse não somente aparelhos de musculação, como também, os aeróbios (por exemplo: esteiras e transports largos e espaçosos, bicicletas com assentos maiores e distâncias adequadas para os membros inferiores e superiores).

Seguem abaixo alguns exercícios que indico:

(Clique para ampliar)



*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.