terça-feira, 10 de julho de 2012

Quer uma solução simples para os problemas de saúde? Respire melhor!





Já faz um tempinho que falo para alguns pacientes/clientes que nós deveríamos respirar melhor. Tenho a impressão que a maioria para quem eu falo acha muito esquisito e se pergunta o que a respiração tem a ver com a Nutrição e, às vezes, nem consegue ver a relação de uma boa respiração com a saúde. 

Saiu no sábado, dia 26/02/2011, no Correio Braziliense uma reportagem falando sobre os benefícios de uma respiração abdominal e consciente para a saúde. 

Vocês já repararam que às vezes, naqueles dias em que estamos mais estressados e atarefados, ou seja, na correria literalmente, tem hora que a gente tem que respirar fundo? Parece que nem estávamos respirando, não é mesmo? Pois bem, devido a essa correria, temos respirado bem menos mesmo. Aquela respiração lenta, ritmada e profunda, a qual nascemos sabendo, vai sendo substituída por uma respiração curta, fracionada, instável e inconstante, trazendo diversos malefícios à saúde. 

Imagine nossas trilhões de células e que cada uma delas utiliza oxigênio para produzir energia e funcionar adequadamente. Agora imagine uma respiração curta, inconstante. Será que esse oxigênio chega adequadamente a todas as células? Acredito que não. Isso faz com que as células utilizem um sistema de produção de energia sem o oxigênio, diminuindo a eficiência da produção de energia, deixando a pessoa mais cansada, estressada, ansiosa, sem disposição. 

Agora imagine esse processo ao longo de toda a vida... depois de anos e mais anos de estresse... não deve fazer nada bem a saúde, não é mesmo? 

Existe um processo chamado isquemia e reperfusão que é extremamente prejudicial a saúde. Ele ocorre, de uma maneira aguda, num ataque cardíaco, por exemplo. Isquemia é a falta completa de oxigênio para um determinado tecido, por algum motivo, como por exemplo, um entupimento de uma artéria onde não passa mais sangue (e não chega mais oxigênio). A reperfusão é quando esse tecido começa a receber novamente o oxigênio através do sangue, podendo ser por uma cirurgia de desbloqueio da artéria. Quando pensamos na reperfusão, até achamos um processo benéfico, não é? O tecido estava sem oxigênio e voltou a recebê-lo. Ótimo? Bom, não é bem assim... essa oferta abrupta de oxigênio faz com que esse tecido produza um excesso de radicais livres, causando danos e lesões sérias a esse tecido.

Imagine nosso dia a dia, sem respirar adequadamente... pode ser que ocorra o mesmo processo, somente não tão agudo como um ataque cardíaco... ficamos produzindo sempre um excesso de radicais livres, ocasionando um estresse oxidativo (excesso de radicais livres), lesando células e tecidos saudáveis e podendo causar doenças, como hipertensão, AVC, problemas cardíacos, depressão, ansiedade, etc. Pensem nisso...

Por isso fica aqui uma dica super simples para se ter mais saúde... Respirem! Pratiquem a respiração abdominal e consciente. Vejam reportagem no Correio: 

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/02/26/interna_ciencia_saude,239928/reaprender-a- inspirar-e-expirar-combate-desequilibrios-da-vida-moderna.shtml










*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.