sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sementes para obter mais músculos e menos gordura...



Até hoje você já deve ter ouvido falar do poder do suco de romã. O seu rico conteúdo antioxidante  não só oferece inúmeros benefícios à saúde, mas também aumenta os níveis de óxido nítrico. E se você olhar mais profundamente, as vantagens de romã não param por aí.

As sementes de romã são excelentes fontes de uma gordura saudável conhecida como ácido linolênico conjugado. Isto é diferente do CLA, ou ácido linoleico conjugado. A gordura das sementes de romã pode realmente aumentar a perda de gordura e ganho muscular, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Houston, onde ratos foram alimentados com uma dieta rica em gorduras complementadas com óleo de semente de romã.

Os ratos que receberam o óleo de semente de romã ganharam menos gordura corporal e tiveram aumento na sensibilidade à insulina e nos níveis de leptina. Um aumento na leptina pode ajudar a aumentar a sua taxa metabólica, o que ajuda a queimar mais gordura corporal.

O aumento da sensibilidade à insulina pode aumentar a perda de gordura e o ganho muscular, devido a insulina ser mais ativa em suas células musculares, o que instiga melhor síntese proteica muscular e absorção de açúcar no sangue, impedindo que os carboidratos sejam armazenados como gordura e auxiliando na queima de gordura corporal mais rapidamente.

Consumam mais romã minha gente - as partes carnudas que contém as sementes - com café da manhã ou antes do treino. Uma xícara de sementes de romã fornece 144 calorias, 3 gramas de proteína, 33 g de carboidratos e 7 g de fibra.
Conhecendo a Romã

POLPA - suas sementes são como verdadeiras jóias guardadas em cápsulas. Belas e aromáticas, são elas que retêm a maior parte dos compostos benéficos. Nas sementes se encontram as antocianinas (substâncias anticancerígenas) e os ácidos gálico, elágico e protocatequínico (poderosos antioxidantes).

MESOCARPO  é a parte branca que envolve a polpa e possui grandes concentrações  de taninos, uma substância com potente ação adstringente. Não é aconselhável ingeri-la, já que o sabor não é nada agradável.

CASCA - Há dois tipos de romã: a amarelada, originária do Oriente Médio e facilmente encontrada por aqui, e a rosada, que surgiu no Canadá e é menos abundante em terras brasileiras. Ambas são igualmente ricas em nutrientes. Diz a sabedoria popular que fazer gargarejo com chá da casca da romã alivia as dores na garganta, e isso é verdade devido aos compostos fenólicos presentes na casca que possuem propriedades antiinflamatórias.
  
REFERÊNCIAS:

PubMed








*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.