sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sopa Funcional: Caldo verde com biomassa de banana verde




INGREDIENTES:

1 Kg batata cortada em cubos
0,5 Kg de biomassa de banana verde
2 xícaras de quinua em grão
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga fatiada
200g de cebola picada
Azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta o reino branca moída a gosto
3 litros de água

MODO DE PREPARO:

Refolgue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as batatas e deixe refogar por alguns instantes. Coloque a água e cozinhe ate que as batatas fiquem amaciadas. Separe o liquido do solido e reserve. Bata o conteúdo solido com a biomassa, acrescentando aos poucos o caldo, até formar um líquido espesso. Cozinhe com a quinua em grão, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a couve. Tempere a gosto.

Receita da Biomassa:

Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador. Processe até obter uma pasta bem espessa. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.