sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A importância do café da manhã...



Você já deve estar cansado de ouvir isso: café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia. Mas, muitas pessoas ainda estão perdendo ou deixando de fazer seu desjejum! Você é um dos mais de 150 milhões de pessoas que não fazem o café da manhã? Ou sua idéia de café da manhã é um café e um bolo ou ainda o pão francês com café  preto? Se assim for, então siga estas dicas para começar a consumir um desjejum perfeito.
Há várias razões principais para começar cada dia com uma refeição nutritiva pela manhã:

1. O café da manhã estimula o metabolismo.  Ao iniciar o seu dia com carboidratos complexos saudáveis ​​(FIBRAS), juntamente com  proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Então, você realmente DEVE comer para perder peso!

2Pessoas com hábito de realizar o desjejum são mais magras. As pessoas que tomam café da manhã estão mais propensas a manter o peso saudável do que aqueles que não o fazem. Pesquisas mostram que cerca de 78% das dietas bem sucedidas possuem o  café da manhã como uma das principais refeições, em comparação com apenas 4% que raramente comem no período da manhã. Por quê isso acontece? Pessoas que não costumam  realizar o desjejum geralmente  passam horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes  porções e alimentos ricos em calorias. Um café da manhã  realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia.

3. O café da manhã fornece o "combustível" para iniciar o seu dia. Consumir uma refeição matinal equilibrada irá ajudá-lo a realizar suas atividades melhor no seu dia a dia, tanto mentalmente quanto fisicamente.
  
COMO CONSTRUIR UM DESJEJUM  EM 3 PASSOS

Passo 1 -  Proteína
Um estudo publicado recentemente na crescente literatura científica mostrou que comer mais proteínas no café da manhã pode ajudar a comer menos nas próximas refeições, reduzir o consumo de alimentos "não saudáveis", tornando mais fácil ficar com vontade de comer alimentos saudáveis e com calorias boas bem distribuídas. Boas fontes de proteína incluem ovos, iogurte desnatado e queijos magros (ricota, cottage), peixes de águas frias e proteínas do pão integral.

Passo 2 -  Cereais integrais
Grãos integrais são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia, mais fibras devem ser consumidas para promover a saciedade e controlar a fome.  Boas fontes são: pão integral com pelo menos 3 g de fibra, cereais integrais, farinha ou flocos de aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros.

Passo 3 -  Frutas e vegetais
Todos nós precisamos aumentar o consumo de frutas e vegetais, e café da manhã é o momento perfeito para consumirmos algumas porções destes alimentos na dieta. Eles irão proporcionar ao nosso organismo  vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.

10 desjejuns em menos de 10 minutos
Se você acha que não tem tempo para preparar seu café da manhã, pense novamente. Em apenas 10 minutos ou menos, você pode ter uma refeição saborosa, nutritiva, e que para começar o seu dia com muita disposição.

Aí vão algumas rápidas ideias para o preparo de um desjejum saudável, confira a lista abaixo:

Quadrado pequeno preto Acrescente  1 xícara de flocos de aveia com 2 colheres de sopa  de nozes picadas e 2 colheres de sopa de frutas secas, uma pitada de canela e uma colher de sopa de mel.
Quadrado pequeno preto Junte 1 ovo + 2 claras, uma pitada de sal marinho e ervas a vontade, mexa e prepare um omelete simples, mas muito saboroso.
Quadrado pequeno preto Corte 1 banana grande em fatias, acrescente 2 colheres de sopa de quinua em flocos e salpique canela + uma colher de sopa de mel.
Quadrado pequeno preto 1 iogurte desnatado batido com ½ papaya e 2 colheres de sopa de amaranto em flocos.
Quadrado pequeno preto 3 rolinhos de peito de peru com mussarela + café com leite semi ou desnatado.
Quadrado pequeno preto 2 fatias de queijo minas com tomate e manjericão + suco de couve com limão.
Quadrado pequeno preto 2 ovos mexidos com ervas  e chá com mel ou stévia.
Quadrado pequeno preto 1 pote de iogurte desnatado natural batido com essência de baunilha e canela em pó + 10 morangos com farinha de linhaça
Quadrado pequeno preto 1 copo de leite desnatado batido com cacau em pó, adoçante e 1 banana nanica.

Ou Creme de abacate batido com água + 1 medida de Whey Protein do seu sabor preferido deixo para vocês meu vídeo realizando essa receita.


Enjoy!

Mais dicas em minha fan Page no Facebook: Juliana Pansardi - Nutricionista Desportiva.



*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.