sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Frutas da época...




Cada fruta tem sua época certa para ser colhida, para driblar a natureza e produzir frutas durante todos os meses do ano, o homem criou alguns mecanismos que danificam a natureza, como os agrotóxicos que atrasam ou adiantam o crescimento das frutas, o amadurecimento artificial, a refrigeração artificial e até mesmo o transporte para diferentes regiões do país.

Comprar frutas da época é uma excelente opção para economizar nas compras, comer uma fruta saborosa e colaborar na redução do uso de energia e produtos químicos na natureza.

Selecionei abaixo as frutas da época de Agosto à Dezembro, e algumas propriedades e receitas funcionais com cada uma:

Kiwi – uma das melhores fontes de vitamina c é excelente para fortalecer o sistema imunológico (bater com uma folha de couve potencializa seus efeitos), seus antioxidantes auxiliam no combate a doenças. Com seu sabor azedinho acentuado, o kiwi está ganhando popularidade nas saladas e sucos.  As sementes do kiwi oferecem uma substância chamada ácido alfa-linoleico, o qual facilita o transporte de ômega 3 no organismo.

Receita: Suco antienvelhecimento, preventivo do câncer e anemia

· ½ cenoura
· 1 kiwi
· 1 copo de água-de-coco
· Adoçar com melado

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador com a água-de-coco. Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.

Laranja – fonte de vitamina c, possui fibras solúveis (pectina), vitamina A, folatos, potássio e flavonoides.  O consumo destes nutrientes é associado a redução do risco de doenças cerebrovasculares, infarto e alguns tipos de câncer. Além disso, a laranja possui efeito hipotensivo, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão. Seu suco é energético e pode ser considerado um repositor hidroeletrolítico natural. Pela sua grande concentração de frutose, o suco de laranja deve ser tomado com moderação quando se deseja emagrecer, a fruta se consumida com bagaço possui quantidade excelente de fibras que reduzem a absorção de glicose pelo organismo. A pectina encontrada na casca da laranja pode auxiliar na redução do colesterol e no controle do diabetes, além de auxiliar no ótimo funcionamento do intestino.

Receita: Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá


· 300ml de suco de laranja natural;
· 1 maçã sem semente, com casca;
· 1 colher de sopa de farinha de maracujá;
· 1 colher de sopa de mel;
· Folhas de hortelã.

Melão – ótima solução para matar a sede e quando ficamos desidratados no verão, devido ao seu alto teor de água, que o deixa muito saboroso. O melão contém nutrientes como cálcio, potássio, vitamina C, vitamina A e betacaroteno.

Receita: Shake de banana verde

· 2 bananas verdes cozidas sem casca
· 2 copos (500ml) de suco de limão
· 2 fatias de melancia sem semente
· 1 fatia de melão
· 2 colheres de sopa de açúcar mascavo 
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Mexerica – rica fonte de vitamina c, está entre os alimentos    que auxiliam para ter uma pele perfeita (combate acne, celulite, estrias, rugas). É uma fruta pouco calórica, possui apenas 40 calorias a cada 100 gramas. Além disso é rica em potássio, mineral importante na contração dos músculos (prevenindo as câimbras).

Receita: Suco refrescante

· 1 mexerica
· 2 fatias de melão
· 3 folhas de hortelã
· Cubos de gelo a gosto

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.

Morango – fonte de vitamina c, contém polifenóis que atuam na fotoproteção da pele, antioxidante, contém antocianinas (protetoras do coração e do cérebro), que atenuam a inflamação do organismo, auxiliando na redução da gordura total e abdominal.

Receita: Chá de frutas vermelhas com gengibre

· 1 colher (sobremesa) de gengibre picado
· 1 xícara (chá) de água mineral
·  ½ xícara (chá) de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo, morango e amora)

Modo de Preparo: Em uma panela de vidro, cerâmica ou aço inox, coloque o gengibre e despeje a água mineral. Leve ao fogo, depois que levantar ebulição, deixe ferver por 3 a 5 minutos.  Após esfriar, coe e liquidifique o chá com as frutas vermelhas. Sirva gelado.

Jabuticaba – contém antocianinas (principalmente na casca), reduzem o crescimento tumoral, reduzem os níveis de LDL colesterol, e previnem a formação de coágulos de sangue. Fonte de vitamina B3 (desintoxicante), cada 100 gramas tem apenas 45 Kcal, pouco calórica. Na hora de escolher as frutas prefira as de casca firme e brilhante, sem rachaduras, devido sua fermentação iniciar logo após a colheita, comprometendo o sabor e o valor nutricional, deve ser consumida logo após colhida.

Receita: Suco antioxidante com casca de jabuticaba

· 1 copo (médio) com cascas de jabuticabas
· 3 fatias médias de abacaxi sem casca
· 1 copo americano de água mineral
· adoçante a gosto

Modo de preparo: liquidificar todos os ingredientes e coar; beber imediatamente.

Mamão – é considerado uma das frutas mais nutritivas, fonte de vitamina c, excelente fonte de vitamina A, auxilia no funcionamento intestinal, rico em betacaroteno (atua na prevenção de câncer). Também possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão das proteínas.

Receita:Mousse de mamão - receitinha funcional

· 1 mamão papaia
· 1 xicara de mirtilo ("blueberry")
· 2 colheres de sopa de oleo de coco virgem
· 3 ramos de hortelã
· 1 colher de chá de mel de abelha

Modo de Preparo: leve ao congelador o mamão papaia sem casca e sem sementes com o mirtilo. Retire após uma hora e bata no liquidificador junto com o óleo de coco e o hortelã, liquidifique por 1 minuto, coloque em uma taça para sobremesa e regue com o mel de abelha por cima.

Abacaxi – conta com uma enzima natural chamada bromelina, que facilita a digestão das proteínas e auxilia no funcionamento intestinal. O abacaxi possui efeito diurético, já que a bromelina tem o papel de eliminar toxinas pela urina.  

Receita: Suco de Abacaxi com Folhas de Brócolis

· Abacaxi com o miolo
· 1 cubo de folhas de Brócolis
· 2 folhas de hortelã
· 1 colher de café de gergelim
·  Água

Modo de Preparo: Liquidificar todos os ingredientes.

Manga –  ótima para a saúde da pele, devido ao seu teor de betacaroteno. Também é excelente fonte de vitamina C, potássio, vitamina K, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e substâncias antioxidantes.  Rica em fibras, principalmente solúveis, que auxiliam na redução de colesterol e glicemia. É diurética e expectorante, além de equilibrar os níveis de acidez estomacal.  É uma fruta mais calórica, 100 gramas de fruta contém cerca de 60 calorias, mas 1/3 da fruta que pesa em média 300 a 400 gramas, não irá comprometer sua rotina alimentar.

Receita: Suco Energético

· 1/2 unidade grande de manga
· 4 cubos de couve
· 2 col. de linhaça dourada
· açúcar mascavo
· 1 copo de água

Modo de Preparo:  Liquidificar todos os ingredientes.

Melancia – é uma fruta refrescante e hidratante, ideal para ser consumida nos dias de calor, contém licopeno na polpa (age como antioxidante e reduz o processo inflamatório). Seu valor calórico é baixíssimo, cada 100 gramas de fruta contém somente 30 calorias.

Receita: Suco funcional de melancia

· ½ fatia de melancia
· 1 pêra
· 1 copo de água de coco natural
· 1 colher de sopa de xarope agave
· Gengibre ralado
· Gelo

Modo de Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e coe. Sirva gelado.

Pêssego – contém compostos bioativos que auxiliam no controle da síndrome metabólica. Fonte de vitamina A (que auxilia na visão), vitamina C (antioxidante), e pectina (fibra que atua no bom funcionamento intestinal). Indicado para pacientes com doenças cardíacas e gota.

Receita: Batida de pêssego e manga

· 130 ml de bebida de soja
· 130 g de pêssegos
· polpa de 1/2 manga
· folhas de hortelã

Modo de preparo: Triturar tudo junto com a varinha mágica ou num liquidificador, acrescentar gelo ao bater para ter efeito mais refrescante. Decorar com folhas de hortelã  e misturar algumas dentro do batido depois de pronto, para ficar ainda mais aromático.

Ameixa – importante por auxiliar no funcionamento do intestino devido a seu grande teor de fibras, tanto a ameixa fresca quanto a seca contém fito nutrientes e substâncias antioxidantes. São boas fontes de vitamina C (auxilia na prevenção da anemia ) e vitamina A. a ameixa seca é bastante energética, podendo ser aliada de esportistas.

Receita: Bolo de ameixa sem glúten e sem lactose

· 1 ½ xícara de creme de arroz
· ½ xícara de maisena
· 1 ½ xícara de açúcar
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· 1 pitada de sal
· 1 ½ xícara de ameixas secas sem caroço
· ½ xícara de óleo
· 2/3 xícara de água do cozimento das ameixas
· 4 ovos

Modo de preparo: Cubra as ameixas com água e cozinhe em fogo baixo até amolecer.
Pique as ameixas e reserve. Na batedeira, bata os ovos por cerca de 5 minutos, adicione o óleo e o açúcar e continue batendo. Adicione a água do cozimento, as farinhas, o fermento e o sal. Por fim, adicione as ameixas e misture na massa.
Despeje a mistura em uma forma para bolo untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido até que enfiando um palito, ele saia seco. DICA: Para fazer bolinhos individuais, asse em forminhas para empadas, preenchendo ¾ de cada forminha com a massa.

Cereja – antioxidante, contém antocianinas (protetoras do coração e do cérebro), além de ter papel antiinflamatório. Tem papel de neutralizar os radicais livres presentes na corrente sanguínea, protegendo contra câncer de estômago e de cólon.

Receita: Mousse de Cereja Protéico

· 1 envelope de gelatina diet de cereja
· 1 pote de iogurte natural desnatado
· 30g whey protein de baunilha

Modo de Preparo: Dissolva a gelatina em 150ml de água fervendo.  Coloque duas pedras de gelo e leve ao liquidificador, batendo adicione o iogurte e o whey até ficar bem cremoso. Despeje numa travessa e deixe gelar por uma hora!

Lichia – apesar de ser rica em carboidratos, possui baixa carga glicêmica (baixa capacidade de fazer o organismo liberar insulina). Riquissíma fonte de vitamina C, que auxilia na imunidade e atua como antiinflamatória. Fonte também de potássio quer atua na redução da pressão sanguínea. Os flavonoides presentes na polpa branca podem prevenir o crescimento de tumores.
  
Receita: Suco de melancia com lichia

· 1/8 de polpa de melancia
· 225 gramas de lichia
· Gelo

Modo de preparo: bater a melancia na centrífuga, depois juntar no liquidificador o suco da melancia com a polpa de lichia e o gelo e bater. Coar e servir.

Uva – contém polifenóis que atuam na fotoproteção da pele, antioxidantes, antiinflamatórios e anti-carcinogênica. O resveratrol presente nas uvas é o responsável pela proteção contra doenças cardiovasculares. Rica em ferro e potássio.

Receita: Suchá anti aging

· 200 ml de suco de uva
· 200 ml de chá de dente de leão e centelha asiática
· Folhas de rúcula
· Pedras de gelo

Modo de preparo: Chá concentrado: Aquecer 1 xícara de água (200ml), após levantar fervura adicionar uma colher de sobremesa de cada erva. Tampar e deixar descansando por 10 a 15 minutos. Colocar no congelador até esfriar. Suco: Bater no liquidificador a rúcula, o chá e o suco de uva. Após alguns minutos adicionar os cubos de gelo e bater por mais 5 segundos.

Referências:



*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.