segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Qual exercício devo escolher para emagrecer?



O que significa emagrecer?

Muitos pensam que é apenas: subir na balança e notar que o peso diminuiu. GRANDE ERRO!!! Não devemos nos basear somente no peso final, mas sim no peso fracionado (massa magra e massa gorda) e nas medidas realizadas com fita métrica adquiridos na avaliação funcional, que pode ser feita nas academias ou consultórios. A massa magra (músculos e ossos) deverá manter-se ou aumentar e jamais diminuir. A massa gorda (gordura) deverá sempre diminuir. Sobre as medidas, a maior preocupação deverá ser com a circunferência abdominal. Esta medida, quanto menor, melhor, principalmente para a saúde, já que esta, quando encontra-se elevada, é considerada fator de risco cardiovascular.

Ao praticar regularmente alguma atividade física, será constantemente notado um ganho de massa muscular, por menor que seja, que refletirá no aumento de peso corporal total (balança), já que músculos são solicitados todo o tempo nos exercícios. Isto acaba gerando uma preocupação em quem almeja PERDER PESO. Por isso, realizar avaliações periódicas é fundamental (podem ser trimestrais) para o acompanhamento dos percentuais de massa magra e massa gorda.

E QUAIS EXERCÍCIOS QUE MAIS EMAGRECEM?

Todos aqueles que geram maior gasto calórico, ou seja, todos aqueles que promovem maior intensidade de esforço, maior utilização simultânea de diferentes grupos musculares, maior variação de movimentos, e o fator principal: o que promove MAIOR MOTIVAÇÃO! Quanto maior a motivação, maior a assiduidade e disciplina, que são fundamentais para perder gordura.

Para descobrir qual o exercício mais motivante, sugiro realizar aulas experimentais em diferentes áreas, como por exemplo: aulas diversas em academias (jump, localizada, spinning, running, pilates, entre outras...), lutas (capoeira, boxe, judô...), ao ar livre (tendas de corridas que há em muitos parques e praias, nas quais profissionais ensinam a correr); em escolinhas de vôlei ou futebol de praia ou beach training (treinamento funcional na areia); natação ou qualquer esporte que lhe chame a atenção. Assim, será possível optar pela atividade física que mais agrada.

Seguem abaixo algumas dicas para acelerar o alcance dos resultados:

1-    Nas 2 primeiras semanas, realize o exercício escolhido numa intensidade de moderada a média;
2-    Sempre realize aquecimento. No caso de uma aula de grupo, nunca chegue atrasado para não perder esta parte inicial da aula, fase muito importante na preparação dos músculos, articulações e coração;
3-    Realize seu exercício por pelo menos 40 minutos consecutivos, no mínimo 3x por semana;
4-    Realize alongamento ao final da sessão de exercícios;
5-    Tire suas dúvidas com o professor;
6-    Anote na agenda o dia da avaliação e reavaliação (trimestral);
7-    Quando estiver treinando, concentre-se no treino, evitando descansar por mais de 1 minuto;
8-    A partir da 3ª semana, procure aumentar a intensidade de esforço, buscando ultrapassar seus limites;
9-    Descanse 1x por semana;
10-Noites bem dormidas e comer de 3 em 3 horas fazem muita diferença no desempenho durante os treinos e na saúde geral;
11-Suplementos e dietas, somente com acompanhamento nutricional;
12-Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia;
13-Não se baseie nos resultados alheios, pois cada indivíduo tem sua individualidade biológica e sua predisposição genética e sendo assim, cada um alcança seus resultados no seu devido tempo.
14-Lembre-se que o esforço não é para atingir resultados imediatos, mas sim para atingi-los e mantê-los por toda a vida, através de exercícios regulares e hábitos de vida saudáveis (alimentação equilibrada, noites bem dormidas, ausência de hábitos ruins como cigarros e bebidas alcoólicas, etc...).




*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.