quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Água - Creio que continuam falando besteiras sobre ela



Há alguns dias meu amigo e brilhante médico Dr. Frederico Lobo (Clínica de Ecologia Médica) me encaminhou isto via Twitter:

RT @ecologiamedica: Será? @Qualidade_Vida "@folhaequilibrio: 'Necessidade de tomar muito líquido é mito novo', diz nefrologista. http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1146688-necessidade-de-tomar-muito-liquido-e-mito-novo-diz-nefrologista.shtml "

Respondo para todos:

1 - Primeiramente, leiam o conteúdo do link apontado acima…

2 - Leiam o que já respondi sobre o tema, neste link:
 http://www.icaro.med.br/category/agua-2/

3 - Perguntem-se: a afirmativa "necessidade de tomar muito líquido é mito novo" apresenta justificativa plausível na reportagem, apoiada em fisiologia lógica ou trabalhos científicos que prestem? Tive a clara impressão que não...


4 - Será que a opinião do colega médico citado na reportagem foi adequadamente reproduzida na matéria? Ou será que a edição do que foi dito eventualmente deu conotação diferente ao que foi originalmente dito?

5 - Se a necessidade de tomar mais água é mito, por que geralmente melhoram hidratação de pele, aspecto/força de unhas/cabelos, funcionamento intestinal e inúmeros sintomas gerais (dor de cabeça, cansaço, tontura e mesmo patologias, como pressão alta) de quem toma mais água? Seria só "coincidência"? Decerto não.

6 - Sem levar em consideração a dieta de cada um, individualmente e com o devido detalhe, será que dá mesmo para dizer que os alimentos ingeridos dão conta de fornecer para o organismo a quantidade de água necessária para seu BOM funcionamento?

7 - Será que quem toma pouca água/dia tem o mesmo desempenho geral de quem procura tomar mais, em torno de 3l/dia? Bem... Posso estar errado mas com mais de 20.000 pacientes atendidos até o momento, minha experiência mostra que os mais bem hidratados usualmente funcionam BEM melhor

8 - Seria mais uma vez a "indústria da doença" sorrateiramente por trás da divulgação de um mito? Afinal, notaram como muita coisa/conhecimento que poderia ajudar as pessoas em Prevenção, Promoção da Saúde, a "adoecer menos" vem sendo criticada, mesmo que sem evidências plausíveis para tal? Será que tem gente que lucra com VOCÊ doente querendo a todo custo que você desacredite e deixe de praticar tudo que possa, simplesmente, te trazer saúde?

9 - Hoje em dia, nem tudo o que é publicado pela imprensa leiga é confiável... Mais uma vez, vale o juízo crítico apurado sobre o que está escrito, sobretudo quando é a SUA SAÚDE o que está em jogo!

Um abraço, gente: e cuidado com os reais "mitos" por aí!

Dr. Ícaro