segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Boxe: conheça mais sobre esta modalidade que invadiu as academias, eu recomendo!


O Boxe é uma modalidade que, por muito tempo, foi vista apenas como uma luta dentro de um ringue, praticada somente por atletas homens competidores. Porém, com o passar dos anos, este tabu foi quebrado, principalmente em relação as mulheres, e esta aula passou a ser incluída nas grades de horários de muitas academias (de pequeno a grande porte) como uma atividade sem fins competitivos, voltada, principalmente, para o condicionamento físico e queima de gordura,  atraindo inúmeros adeptos.

Com 15 anos de experiência e 10 anos ministrando aulas, passei por ambas as fases, e posso afirmar que esta modalidade é uma das melhores e mais completas devido a sua ação no corpo e na mente, ação esta que promove efeitos anti-estresse e anti-agressividade, melhorando a qualidade de vida e o dia a dia de cada um, pois os alunos tem a oportunidade de extravasar a sobrecarga da rotina diária, principalmente nos treinos de saco e manoplas. Esta, com certeza, é uma das causas da aceitação positiva por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, além dos resultados estéticos e na saúde que são notados em pouco tempo de prática (3x por semana, durante 1 mês).

Principais exercícios realizados no boxe:

No aquecimento, normalmente são utilizados: corrida, corda, flexões de braço, saltitos diversos (aeróbia de baixo e alto impacto), abdominais, combinação de golpes (socos, esquivas, pêndulos, movimentações...) utilizando halteres e bastões.

Na parte principal, para treinar a parte técnica, normalmente são utilizados: luvas, sacos, manoplas, punching ball, elásticos, bastões, exercícios em dupla, e, para os mais avançados, o combate, sempre priorizando a segurança dos alunos, através da utilização de protetor bucal, luvas grandes (tamanhos a partir de 12 onças) e capacete.

Na parte final, o alongamento é utilizado para a recuperação dos músculos solicitados e para a volta a calma.

Para praticar com mais segurança e evitar lesões, recomendo cada aluno ter seu material de uso pessoal: protetor bucal, luvas e ataduras.

QUAIS OS RESULTADOS IREI OBTER COM A PRÁTICA REGULAR DO BOXE?

1- Alto gasto calórico (500 a 700kcal por hora, dependendo do nível do aluno e a intensidade de cada aula) devido a utilização simultânea de membros inferiores e superiores;
2- Melhora da resistência cardiopulmonar, por ser altamente dinâmico;
3- Substitui os demais exercícios aeróbios por haver movimentação corporal aeróbia constante;
4- Diminui as taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos, assim como os demais exercícios aeróbios;
5- Diminui o % de gordura, em especial dos braços, costas, peitoral, cintura e abdômen, devido a intensa utilização dos braços e tronco;
6- Promove fortalecimento muscular, inclusive das coxas, glúteos e panturrilhas, durante saltitos, passadas e pêndulos;
7- Desenvolve/Melhora a coordenação motora, agilidade, concentração e memória, devido a combinação dos golpes em velocidade, em harmonia com as pernas;
8- Melhora/ Desenvolve velocidade de reação (reflexo), principalmente nos treinos de ataque, contra-ataque e defesa;
9- Alivia o estresse, principalmente nos treinos de saco e manopla, gerando maior bem-estar no dia a dia;
10- No caso das mulheres, substitui os treinos de musculação de membros superiores.

Para aqueles que desejarem começar esta modalidade tão benéfica, recomendo primeiramente realizar as avaliações necessárias (médica, física e funcional)!!!

Bom treino!!!









*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.