quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dicas de alimentação para a menopausa...


    

     A menopausa é um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas. Ela pode apresentar diversos efeitos no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos. 

Existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa.

Algumas dicas básicas:

-  Aumentar o consumo de cálcio, porque a diminuição do estrogênio circulante, torna o processo natural de dinâmica óssea mais lento em resposta à diminuição do estrogênio.

-  A diminuição do estrogênio circulante também afetam os lipídeos sanguíneos, resultando em um aumento nos níveis de colesterol total e colesterol LDL e uma diminuição no HDL. Não consuma gorduras em excesso e aposte na aveia.

-  Os fitoestrógenos (estrógenos à base de vegetais), são utilizados como terapia adicional para aliviar os sintomas da menopausa, principalmente os calores.

Os fitoestrógenos incluem:

ISOFLAVONAS : encontradas na soja
- LIGNANAS: mais concentradas na semente de linhaça
COUMESTANOS: encontradas na alfafa, broto de feijão e broto de soja


*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.