quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Orientações para festas e comemorações...



Não tem erro, sempre ao final da explicação do Plano Alimentar nas consultas, sempre surge esta dúvida: Dra. e se eu for a uma festa, evento o que eu devo comer/fazer? Bom, lá vai minha resposta a esta tradicional pergunta:

Antes de festas ou eventos, procure fazer um lanchinho saudável, pois como nestas ocasiões se come sempre a mais, e geralmente são alimentos com mais gordura, você terá chance de comer menos se tiver menos faminto. Uma fatia de pão integral ou 1 torrada com tomate, azeite e orégano por cima ou com uma fatia de queijo ou uma sopinha de legumes podem ser estratégias para forrar o estômago antes de sair de casa.

Limite o consumo de álcool

As bebidas alcoólicas também contêm calorias, e muitas.....e geralmente vazias, sem nutrientes, com exceção do vinho tinto e da cerveja, que tem lá seu valor nutritivo...... Use-os com moderação para não levar a um excesso de peso.

O que seria uma quantidade moderada de bebida alcoólica?

Para começar, o efeito do álcool é altamente individual; sua influência depende do tamanho da pessoa, do metabolismo, do que e de quando você come, ou ainda da medicação que está tomando. Se tiver ingerido algum alimento, um ou dois drinques normalmente não devem causar grandes problemas. O Álcool contém também bastante calorias, e elas são calorias “vazias”, uma vez que não fornecem nenhum nutriente. Anote as calorias de alguns drinques:

 1 lata de cerveja
150 calorias
1 taça de espumante
80 calorias
1 dose de uísque
70 calorias
1 taça de vinho
70 calorias

Alguns estudos demonstram que um consumo mais freqüente de bebidas alcoólicas na dieta leva a uma deficiência de proteína, cálcio, fero, vitamina C, A  e do complexo B, principalmente B12, B1 e B2.

Jamais beba com o estômago vazio, pois o alimento serve como uma barreira entre o álcool e a parede do estômago, diminuindo a absorção. O alimento também ajuda na passagem do álcool do estômago para o intestino, onde ele será absorvido. E o alimento parece também estimular a liberação de enzimas que ajudam na quebra do álcool antes deste alcançar a corrente sanguínea.

O álcool consome glicose, altera o sistema nervoso central e sobrecarrega o fígado. Quando o estômago está vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente, faz os efeitos se manifestem mais rápido e intensamente.

Diluir ou intercalar os drinques com água ou suco de frutas pode ajudar. Alternar seus drinques com sucos e água pode colaborar para a diminuição da velocidade de absorção do álcool.

Invista em petiscos saudáveis:

- Mussarela de búfala temperada com pouquíssimo azeite e orégano;
- Carpaccio com molho de alcaparra e mostarda;
- Tomatinhos cereja com manjericão para petiscar;
- Sushi e Sashimi;
- Palitos de cenoura, pepino crus e salsão para mergulhar no molho de iogurte batido com hortelã, limão e pouco sal;
- Peito de peru fatiado e enrolado com tiras de melão no palito;
- Fatias de berinjela grelhada e recheada enrolada com 1 tomate seco e pasta de ricota com cream cheese light (tipo um rolinho);
- Torradas de alho com pouco azeite e cobertas com um molho tipo vinagrete com bastante tomate (Bruschetas);
- Palmito Assado;
- Queijo minas em cubos temperados.










** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.