quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Emagrecimento Saudável - Resumo do que é importante



Texto-resumo para o servidor – sobre Emagrecimento Saudável

Emagrecer é muito fácil, porém fazê-lo com SAÚDE, apesar de extremamente benéfico não só para fins de Estética, mas também de viver mais e melhor, não é tão simples assim e exige os conhecimentos certos aliados a disciplina; lembre-se que seu peso é principalmente determinado por quanto de água, músculos, ossos e gordura você tem no seu corpo: por isso, quando você perde peso, a pergunta que sempre tem que ser bem respondida é “o que você perdeu?”, já que a resposta a isto pode significar prejuízo à sua saúde! Afinal, ninguém quer perder músculos e ossos ou ficar desidratado, concordam? Mas é exatamente o que acontece com quem busca emagrecer somente baseando-se em remédios ou dietas temporárias “milagrosas”: perde peso, no entanto em boa parte não por perder gordura e com isso perde junto sua saúde... e quando parar o uso destes, ainda tende a recuperar o peso perdido principalmente como gordura, com mais dificuldade de perdê-lo na próxima “dieta” ou “remedinho”!

Todos precisam entender que o que mais engorda e/ou mantém alguém com sobrepeso (ou mesmo obeso) é o descuido com seus Hábitos de Vida e que enquanto estes não são adequados NINGUÉM consegue perder gordura e adquirir/manter bom organismo e aparência sem virar dependente químico (só consegue manter resultados quando em uso de substâncias, que não tardam a mostrar efeitos colaterais e contra-indicações). Exames e tratamentos são importantes? SIM! Mas só são confiáveis e/ou funcionam quando o paciente, principal interessado em seus resultados, faz a sua parte e adota o máximo possível de hábitos de vida mais saudáveis, regularmente: manter organismo saudável, com mais músculos e menos gordura, funcional, o que gera bem-estar e real qualidade de vida, portanto, só é possível para quem melhora a forma como cuida de si mesmo e quanto mais se cuida, mais sente-se bem e tem melhores resultados!

Resumindo, então, quais devem ser os focos de quem quer emagrecer de forma saudável e manter composição corporal adequada e bem-estar? Basicamente, são 2:
1 – Adquirir e manter, regularmente, BONS hábitos de vida (detalhados aqui: http://www.icaro.med.br/atualizando-e-melhor-adequando-a-base-de-tudo/), sobretudo:

a)    Ingestão regular de água (nunca passar mais de 2h sem ingeri-la)b)   Alimentação adequada (comer de 3 em 3h, preferindo pequenas porções de alimentos de qualidade):·      Evitar carboidratos simples, açúcares e massas
·      Aumentar quantidade de fibras, bem distribuídas, na dieta
·      Incluir termogênicos naturais pode ajudar, como chá verde, ômega-3, pimenta, gengibre, etc
c)    Exercício físico regular (pelo menos 3x/semana)·      O ideal é combinar rotina de exercícios aeróbicos (caminhadas, pedalar, dança, etc) com os de força (musculação, ginástica localizada, etc)
d)   Dormir direito (sono ruim compromete o equilíbrio hormonal e de neurotransmissores)

2 – Buscar apoio dos profissionais de saúde necessários à correção de distúrbios e alterações de exames que persistam mesmo após a adoção de hábitos de vida mais saudáveis (muitos melhoram ou curam-se naturalmente à medida que mais hábitos saudáveis de vida são incorporados ao cotidiano mas os distúrbios/alterações que persistirem merecem tratamento competente), sejam doenças, intoxicações, carências de minerais, vitaminas, hormônios, etc.

a)    Equilibrar suas taxas de hormônios e neurotransmissores (são eles os responsáveis pela comunicação entre as células do seu organismo que, se comprometida, traz vários efeitos negativos para o corpo, entre eles o ganho de peso)
·      Reduzir níveis de insulina: quanto maiores estiverem maior sua tendência a engordar
·   Cuidado especial com a serotonina! A maior parte das pessoas com problemas de peso apresenta algum grau de depressão, ansiedade e “pânico”, condições onde comumente há baixos níveis de serotonina; para produzi-la melhor boas idéias são aumentar a ingestão de triptofano, complexo B e Magnésio (sob indicação/orientação competente)
b)   Recorra aos “remédios” somente (e se necessário) quando os pontos acima tiverem sido adequadamente abordados e resolvidos ou você pode acabar virando um dependente químico: só perde peso quando em uso de medicamentos (peso este que tende sempre a voltar quando cessa o uso e que torna-se gradativamente cada vez mais difícil de perder).


Para os mais interessados em aprofundar-se no assunto, recomendo estes textos:

Um abraço!
Dr. Ícaro


*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.