segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Exercícios para idosos: minhas considerações e recomendações...


A prática regular de exercícios físicos é uma forma efetiva para reduzir e/ou prevenir diversos declínios funcionais associados ao envelhecimento.

Sobre o aspecto físico:

Podemos citar diversos benefícios tais como: a prevenção do sobrepeso e doenças relacionadas (principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, doenças e lesões músculo-articulares).

As doenças cardiovasculares e diabetes podem ser evitadas devido a redução do % de gordura, controle do colesterol e glicemia, pois quanto maior o % de massa muscular, maior a utilização de glicose e gordura pelo organismo, além de promover o aumento da capacidade cardiopulmonar.

As doenças e lesões músculo-articulares podem ser evitadas e amenizadas através do aumento da massa óssea e muscular, força e resistência muscular. Sendo assim, haverá a melhora da mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, postura, dores articulares em geral, melhor condicionamento físico, resultando em mais energia, disposição e bem-estar para realizar as atividades do dia-a-dia. Mas infelizmente, muitas vezes, as dores e a própria idade são usados como desculpas para não praticarem exercícios e sendo assim, os filhos, médicos e amigos devem incentivá-los a movimentarem-se, não deixando prevalecer o sedentarismo e seus consequentes declínios.

Além do aspecto físico, os exercícios influenciam positivamente outros aspectos:

1- Social: por aumentar a interação entre os indivíduos da mesma idade e inserí-los novamente na sociedade;
2- Neurológico: por estimular a memória (inclusive mais que as atividades intelectuais, segundo estudos recentes) e a aprendizagem, além de prevenir degenerações celulares que podem resultar em doenças como Alzheimer e Parkinson.
3- Psicológico: pois diminuem a ansiedade, melhoram o humor e a autoestima, previnem e melhoram a depressão.

MINHAS CONSIDERAÇÕES E RECOMENDAÇÕES DE EXERCÍCIOS PARA IDOSOS:

É essencial realizar uma avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios para avaliar as condições ATUAIS gerais de saúde. Após a avaliação, o programa de exercícios deverá ser prescrito por um professor de Educação Física.

Seguem abaixo as minhas recomendações:

1- Priorizar a segurança do praticante para evitar quedas e lesões, pois a fragilidade gerada pelas perdas de massa óssea e muscular aumentam os riscos de quedas e consequentes fraturas, que são muito mais graves quando ocorrem na fase idosa. Sendo assim, a musculação é a atividade mais segura, devido a estabilidade promovida pelos aparelhos. Além da segurança, os exercícios de musculação também promovem um maior aumento da massa muscular e óssea em relação aos demais exercícios, devido aos componentes de tração e compressão presentes nos mesmos, sendo então considerada a modalidade mais segura e eficaz para músculos e ossos;

2- Caso a prioridade seja o controle do % de gordura, colesterol e glicemia, os exercícios aeróbios deverão ser priorizados (os mais seguros são bicicleta, transport e caminhar ao ar livre ou na esteira), feitos 3x por semana, de 20 a 40 minutos, conforme o grau de condicionamento físico e saúde de cada um. E os exercícios com pesos também deverão estar incluídos de 2 a 3x por semana, em torno de 30 minutos, podendo os avançados chegarem a 40 minutos;

3- Caso a prioridade seja o aumento da massa muscular e da densidade mineral óssea, os exercícios com pesos deverão ser priorizados, feitos 3x por semana, de 20 a 40 minutos, conforme o grau de resistência, força e saúde de cada um. E os exercícios aeróbios também deverão estar incluídos de 2 a 3x por semana, em torno de 15 a 40 minutos conforme o grau de condicionamento físico;

4- O alongamento deverá ser feito de forma suave ao final de cada sessão (10 a 15 segundos cada movimento), afim de melhorar a flexibilidade e mobilidade, prevenir dores musculares tardias, prevenir dores e lesões músculo-articulares, melhorar a postura e dores na coluna vertebral.

Não esqueçam de que parte do segredo da longevidade consiste em manter uma vida ativa, independentemente da idade que se tem!!!
 









*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.