sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

10 dicas para manter o peso nas festas de fim de ano...



Você batalhou o ano todo para manter a boa forma. Evitou massas, refrigerantes, fez dietas, foi à academia, se exercitou perto de casa, bebeu muita água, fez tratamentos estéticos e manteve o olho na balança. Até então você fica super-focado em seus objetivos, seguindo tudo à risca... E como resistir se são tantas as comemorações, num curto período de tempo: amigo secreto, confraternização do trabalho, dos amigos da faculdade e as festas de final de ano com a família: a comilança começa dia 24 e se estende até o dia 27 ou 28 (é tanta comida, que sobra para os dias seguintes), e retomando no dia 31 e começando o ano no dia 01 de janeiro. Com a chegada de dezembro, vai colocar tudo a perder?
É aí que mora o perigo... O que seria mais uma promessa de que o ano seguinte seria diferente, você acaba perdendo o foco, e pior, ganhando aqueles quilinhos a mais, e uma alta estima lá no pé. Começa tudo de novo, todo ano a mesma coisa... Que tal fazer diferente?
1.      Especialistas em comportamento afirmam que para mudanças de hábito, é necessário que você repita tal atitude por pelo menos 15 vezes. E que um simples “escorregar” faz com que você perca todo esforço, pois temos a tendência de fazer o que é mais fácil e rápido. Em primeiro lugar, lembre-se de que este não é o último “dezembro” da sua vida. Será que vale à pena?
2.      Uma hora antes da ceia, que tal uma salada de frutas com granola, ou ainda 1 copo de suco de frutas? Não coma tudo o que estiver sendo servido de uma vez só. Faça seu prato com a quantidade necessária para sua satisfação. Lembre-se do dia seguinte!
3.       A sugestão para manter algumas preparações mais leves é sempre trocar os ingredientes: no lugar da maionese utilizar pasta de soja (o salpicão fica uma delícia) ou iogurte desnatado. Use e abuse também das ervas. Além de dar aquele sabor, você de quebra retira todos os realçadores de sabor, gorduras e toxinas do seu cardápio.
4.      Não abre mão da rabanada nas festas de final de ano? Que tal substituir o leite por leite de coco e assá-lo ao forno? Fica igualmente crocante...Finalize com canela e um pouco de açúcar demerara.
5.      Regra de ouro 1: evite as preparações fritas e empanadas, faça a opção pelas assadas e grelhadas. Comece também pelas saladas (principalmente os verdes escuros), assim você fica mais saciado, consegue driblar a gula, aquela fome devastadora e de quebra ajuda seu organismo na eliminação de toxinas.
6.      Regra de ouro 2: não abre mão da bebida alcóolica? Se quiser manter o corpinho em forma, reveze entre a bebida e a água... Evite o famoso “peso na consciência” e faça diferente! Pense no dia seguinte! E não esqueça: nada de dirigir!           
7.      Não pule nenhuma refeição. Mesmo sabendo que vai ter uma festa à noite, tome seu café da manhã, almoce e faça seus lanchinhos da manhã e da tarde. Chegar com fome na festa é perdição na certa!
8.  Evite carnes gordurosas (tender, leitão, costela, etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
9.      Hidrate-se! A falta de água no seu organismo,  faz seu metabolismo ficar lento, o que torna a sua perda de peso mais difícil. Invista em água e outros líquidos como chás, sucos de frutas (naturais, nunca industrializados) e água de coco.
10. No início do ano novo, retome as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evite o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), industrializados e aumente o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais.  Dê preferências para carnes magras, chás e líquidos O ideal é sempre manter uma rotina de alimentação balanceada e de exercícios físicos. O que engorda não é uma refeição cheia de excessos, mas, sim, a falta de rotina saudável!
Boas festas e que o ano de 2013 seja repleto de conquistas, realizações e muita saúde!












*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.