quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hormônios – Entenda-os e, se necessários no seu caso, beneficie-se!



O que são hormônios?
Por que são importantes?
Se nosso organismo fabrica, por que repor?
Além da idade, o que tende a reduzir os níveis hormonais?
Hormônios são importantes só para mulheres ou para homens também?
Como avaliá-los?
Quais os benefícios possíveis?
Causam câncer, infartos e derrames, como dizem por aí?
Os “bioidênticos” são realmente melhores?

A idéia desta seção é esclarecer tudo isto e muito mais sobre o assunto MAS para isto sugiro a leitura atenta do conteúdo dos links abaixo: você terá que investir algum tempo nesta tarefa mas o conhecimento adquirido decerto valerá a pena na medida que ajudará você a decidir com mais propriedade sobre o que é bom (ou não) para a SUA saúde; afinal, sem informação ninguém consegue formar opiniões corretas sobre qualquer coisa, não é?

http://www.icaro.med.br/dosagem-de-hormonios-na-saliva-tire-suas-proprias-conclusoes/
http://www.icaro.med.br/modulacao-hormonal-exames-e-suplementacao-gerais-%E2%80%93-quando-fazer/


Mas, em síntese:
"Que quase todos os hormônios têm queda na sua produção/secreção/ação com a idade, todos sabemos. O que alguns argumentam é que se isto acontece "naturalmente", não deveria ser mudado, ou seja, se a queda hormonal é "da idade" seria "mexer com a natureza" interferir com ela: só esquecem que se um paciente tem baixos níveis hormonais associados a sintomas, mesmo os "atribuíveis ao avançar da idade", modular/adequar estes hormônios pode ser exatamente o que o paciente precisa para ser tratado e melhorar ou mesmo curar-se. Ou seja: modulação hormonal também ajuda na prevenção de doenças mas, muitas vezes, é real tratamento.
Só lembremos sempre que ninguém produz/mantém bons níveis de hormônios sem bons Hábitos de Vida".

Um abraço

Dr. Ícaro

* Última atualização de conteúdo desta seção em Dezembro/12


** Este post é a transcrição da seção-base no site www.icaro.med.br em Dez/12, sendo atualizado lá  constantemente desde a sua criação, à medida que vou estudando mais o assunto e entrando em contato com textos que possam ajudar a instruir com qualidade: científicos e/ou completos e/ou úteis e/ou simples o suficiente.