domingo, 23 de dezembro de 2012

Os efeitos dos ácidos graxos da dieta e a relação do estresse oxidativo na mitocôndria cardíaca...



Os ácidos graxos são ácidos carboxilicos que são produzidos esterificando lipídios naturais. Existem quatro tipos básicos de ácidos graxos, são eles: Ácidos graxos saturados, insaturados, monoinsaturados e polinsaturados. Estes são importantes para o organismo pois são considerados otimas fontes de energia calórica, alem de serem armazenadores de gorduras nos animais.

Quando é realizado um exame de sangue (lipidograma) os ácidos graxos apresentam grandes influências nos resultados. Os ácidos graxos polinsaturados tendem a diminuir os niveis de colesterol no sangue, já os ácidos graxos saturados muitas vezes aumentam os niveis de colesterol.

Os ácidos graxos insaturados são considerados essenciais para o nosso organismo, sendo assim não são produzidos pelo mesmo, necessariamente devem ser supridos pela alimentação. As principais fontes estão presentes nas familias ômega 3 (peixes) e ômega 6.

A falta de ácidos graxos no organismo pode causar problemas serios nos seres humanos como pele com escamas, lesões no sistema urinário, aumento de gordura no fígado e dificuldade para transporte de lipidios.

O estresse oxidativo ocorre por um desequilibrio na produção de compostos oxidantes e a atuação do sistema de defesa do organimos (antioxidante). Os radicais livres são resultantes do metabolismo de oxigênio, sendo a mitocôntria sua fonte principal. Os antioxidantes (defesa do organismo) tem a função de diminuir os efeitos causados pelos radicais livres.

Um estudo realizado no Canada 2010, analisou três tipos diferentes de óleos, observando a reação dos mesmos sobre o stress oxidativo nas mitocôndrias de ratos. Foi utilizado coco (ácidos graxos saturados), azeitona (ácidos graxos monoinsaturados) e óleo de peixe (ácido graxo polinsaturados). Este estudo foi realizado durante 16 semanas.

No final do estudo foi observado que os ratos alimentados com os ácidos graxos polinsaturados (óleo de peixe) apresentou um elevado estresse oxidativo nas mitocôndrias cardíacas, porem teve uma redução nos níveis de colesterol total e LDL quando comparado com ratos alimentados com o coco e a azeitona. Para diminuir os niveis de estresse oxidativo nos ratos alimentados com óleo de peixe pode ser administrado um antioxidante probucol (é um composto antilipêmico, com propriedade antioxidantes e antiinflamatórias). Já nos ratos alimentados com ácidos graxos saturados (coco), mostrou que teve menor concentração de proteínas e menor porcentagem de lipídios oxidados.

Sendo assim observou-se que os ácidos graxos saturados apresenta grande vantagem na proteção contra o estresse oxidativo na mitocôndria cardiaca.

Fontes: SOUZA N.E; MATSUSHITA M.; VISENTAINER J. V. Ácidos graxos: Estrutura, classificação, nutrição e saúde. Universidade Estadual de Maringá, 1998.
BARBOSA, K.B.F et al.  Estresse oxidativo: conceito, implicações e fatores modulatórios. Rev. Nutr. vol.23. Campinas July/Aug. 2010.
Lemieux H, Bulteau AL, Friguet B, Tardif JC, Blier PU. Dietary fatty acids and oxidative stress in the heart mitochondria. Laboratoire de Biologie Intégrative, Université du Québec, Rimouski, Québec, Canada, 2010.
COLLE, Dirleise. Avaliação do potencial efeito protetor do probucol em modelos experimentais da doença de Huntington.  Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas - Programa de pós-graduação em bioquímica. Florianopolis, 2012.


 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.