quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Saiba o que é anemia, como tratar e prevenir a doença...



Fiz este post a pedido do blog Nutrição Prática & Saudável da Tetra Pak decidi compartilhá-lo aqui:
No Brasil estima-se que cerca de 4,8 milhões de pré-escolares sejam atingidos pela anemia, doença caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue.
O Nordeste é a região que apresenta os índices mais alarmantes de anemia entre crianças com menos de cinco anos e mulheres em idade fértil. Essa situação está vinculada ao problema de acesso a alimentos e de problemas na variedade da dieta.
Os altos índices de anemia e de doenças causadas pela deficiência de ácido fólico, na população brasileira, levaram o Ministério da Saúde e a Anvisa a tornar obrigatória a fortificação das farinhas de trigo e milho.
Desde julho de 2004, com a publicação da Resolução – RDC nº 344, de 13 de dezembro de 2002, tanto as farinhas de trigo e de milho vendidas diretamente ao consumidor, quanto àquelas utilizadas como matéria-prima pelas indústrias, na fabricação de outros produtos, tem que ser enriquecidas com ferro e ácido fólico.
Para o tratamento e prevenção da anemia, confira as dicas saudáveis da nutricionista Cristiane Spricigo de Lima:
- Consuma alimentos ricos em vitamina C (fruta ou suco) como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, morango, goiaba, mamão, manga junto às principais refeições para aumentar a absorção do ferro.
- Alimentos ricos em ferro: feijão, carne bovina, ovos, aves, peixes, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, vegetais folhosos verde escuro (taioba, couve, espinafre, agrião), quiabo, jiló, beterraba, inhame, aveia, açúcar mascavo, melado, rapadura, ameixa preta e uva passa
- Alimentos a serem evitados durante as refeições: chá preto, chá mate, café, refrigerantes do tipo cola
- Não ingerir alimentos fontes de ferro junto com alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte etc), pois competem na absorção
- Ingerir fontes de vitamina C (frutas cítricas) junto com o medicamento (sulfato ferroso) para melhor absorção.
** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.