segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mais um exemplo mostrando que é possível emagrecer de forma SAUDÁVEL!!!


Advogada pública emagreceu 20 quilos fazendo atividades físicas. Nutricionista diz que o importante é ter paciência e persistência. 



Dentre as metas estipuladas para um ano que se inicia, com certeza, começar um regime está entre as principais, tanto para homens como para mulheres. E agora, com o primeiro mês do ano já passado na folhinha do calendário, muitas pessoas já desistiram do regime ou então da atividade física que estavam pensando fazer durante todo o ano. Para tirar as dúvidas e estimular o internauta, o G1 Rio Preto e Araçatuba ouviu especialistas para explicar como emagrecer com saúde.

A advogada pública Chrissie Knabben Vivancos, 32 anos, de São José do Rio Preto (SP), sempre teve uma relação de amor e ódio com a balança. Na época da escola, ela sempre detestava as aulas de educação física e sempre ficava de escanteio por ser mais gordinha. Na formatura, quando tinha 14 anos e pesava 75 quilos e media 1,60m, ela resolveu mudar de vida e começou a praticar exercícios.

 “Foi na minha formatura na escola, no fim de ano. Sofri muito bom bullying na escola e sofri de anorexia na adolescência. Emagrecia demais, mas depois engordava tudo de novo, até ganhava mais peso. Na formatura eu mudei de vida, comecei a caminhar e a caminhada foi virando corrida. Não gostava de educação física por ser na maioria esportes coletivos. Foi na caminhada que me encontrei”, afirma.

A adolescência passou e agora na vida adulta, Chrissie perdeu 20 quilos neste período e hoje pesa 55 quilos, com os mesmos 1,60m e com 14% de gordura no corpo. “Eu tive altos e baixos em todo esse período, principalmente por causa dos estudos na época de faculdade, mas nunca fiquei parada. Atualmente eu tenho uma equipe especializada que direciona os meus treinos, com nutricionista, consultor técnico, fisioterapeuta e personal trainer”, diz.

Além de exercícios físicos regulares, a advogada tem uma alimentação balanceada, dando ênfase aos alimentos integrais, lights, frutas, verduras e comendo em períodos curtos. “Emagreci com saúde, o que é o mais importante. Peguei um episódio na minha vida de obesidade na infância e bulling na escola e transformei em uma coisa boa. Hoje sou mais disposta e vivo mais feliz”, afirma.

Agora ela sonha alto e já começou, desde o ano passado, a disputar provas. A última, no dia 27 de janeiro, completou em 1h37m os 16 quilômetros da 31ª Volta ao Cristo, em Poços de Calda (MG). Ela ficou em sétimo lugar na sua categoria (30 a 34 anos) e em 51º lugar na classificação geral feminina. “A minha dica para quem quer emagrecer é ter persistência, paciência e compromisso. Ninguém engorda de uma hora para outra, assim como ninguém emagrece de um dia para o outro”, afirma.

E é este ponto que a nutricionista Suemi Ariki, de Araçatuba (SP), traz como fundamental para quem quer iniciar um regime: a persistência. Para ela, o primeiro passo para quem quer ter uma reeducação alimentar é procurar um profissional especializado. “É ele quem vai passar um cardápio legal que condiz com a pessoa. 
Não adianta passar um cardápio fora das condições financeiras ou de gosto para a pessoa. E a alimentação, com uma atividade física regular, a pessoa atinge o objetivo”, afirma.
Confira as dicas da nutricionista:

- Faça 5 refeições ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar);
- Dê preferência para as verduras, legumes e frutas;
- No almoço comece pela salada e não beba nada durante a refeição.
- Beba no mínimo 2 litros de água por dia. 

Suemi explica que o emagrecimento é um processo demorado, já que não existem dietas milagrosas. Ela afirma que dietas que restringe alguns alimentos, o metabolismo fica lento e quando a pessoa sai da dieta, engorda tudo novamente.

Segundo a nutricionista, o importante é a pessoa fazer as cinco refeições do dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), tudo em pequenas porções. Além disso comer muitas frutas, verduras e fibras, além de beber muita água. “Comer regularmente acelera o metabolismo e a água ajuda a hidratar o corpo e ajuda da digestão. A pessoa tem de beber, no mínimo, dois litros por dia”, afirma.

Refrigerante nem pensar, deve ser trocado por água ou sucos naturais. No almoço, a pessoa deve priorizar as verduras e legumes. “O cérebro demora a entender quando a pessoa já está saciada. Por isso, quando ela come a salada primeiro, na hora de comer os alimentos mais calóricos, não vai exagerar nos alimentos mais calóricos”, diz.

Fonte: globo.com

 *** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.