terça-feira, 30 de julho de 2013

Grávidas devem ir ao dentista ...


Quando uma mulher decide ter um filho, logo surgem diversas perguntas e dúvidas.  Até mesmo a saúde bucal deve entrar na lista de preocupações, portanto é recomendado uma visita ao dentista como rotina de exames pré-concepção. O dentista deve realizar um exame clinico criterioso, solicitar exames radiológicos para detectar problemas dentários e gengivais na futura mamãe. Desta forma evita-se tratamentos complexos durante a gestação.

Não é preciso ter medo de qualquer procedimento, apesar das consultas preventivas e o cuidado pré gravidez serem as recomendações mais indicadas. A odontologia especializada   possui protocolos altamente seguros e específicos no atendimento de gestantes.

Durante a gravidez, visitas médicas e a nutricionistas são rotina. Mas muitas gestantes se esquecem do acompanhamento odontológico. Sim, cuidar dos dentes nesta fase colabora para o bem estar da mãe e do bebê. A assistência odontológica também deve fazer parte do pré-natal da gestante.

A visita ao dentista neste período ajuda a prevenir e tratar um problema que é  comum entre as mulheres durante a  gravidez: a gengivite. Esse  quadro da saúde bucal da gestante deve-se às alterações hormonais presentes nesse período  que tornam o tecido gengival mais suscetível ao acúmulo de placa bacteriana. A gengivite é perigosa, pois se não for tratada pode ter como consequências parto prematuro ou o nascimento de bebês de peso abaixo do normal. As bactérias causadoras das doenças gengivais e periodontais desencadeiam um processo inflamatório que, por sua vez, eleva a produção de substâncias responsáveis pela contração uterina.   Por isso, ao verificar qualquer problema, como sangramento  e inchaços da gengiva, a grávida  deve procurar o dentista.

Outra questão considerada é que a gestação  muda e muito a rotina da mulher.  A gravidez não é responsável pelo surgimento de cáries ou doenças gengivais. O que pode colaborar para o aparecimento de novas lesões é também a alteração da rotina alimentar, a mulher passa a comer mais, mais vezes ao dia e nem sempre a escovação dentária acompanha esse ritmo. O aumento de ingestão de carboidratos e açúcares, a falta de uma criteriosa higiene bucal diária podem aumentar a presença de placa bacteriana, a formação de tártaro e cáries em grávidas.

Mais uma mudança significativa no dia a dia da mulher é o mal-estar, o  enjôo. Os vômitos que acontecem nesta época podem causar maior acidez na cavidade bucal, provocando perda do esmalte dos dentes.  Nesse caso, escovar os dentes não é o procedimento correto.  O melhor mesmo é apenas fazer um bochecho com água pura.  A saliva e bactérias "do bem" que vivem na nossa boca ajudam  a proteger os dentes nessas situações.  Por isso, a química da pasta pode cortar a função saliva, que neutraliza a acidez do vômito.

A odontologia preventiva pode garantir, não só a saúde bucal da gestante, mas também a saúde da criança pelo resto da vida. Trata-se da Odontologia de Acompanhamento, que pode começar desde a gestação. Por isso, é de suma importância que a futura mamãe procure um dentista especializado no atendimento a gestante para que seja dado inicio o seu programa de pré-natal odontológico.


*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.